A polarização do debate, as multiplataformas e o público cada dia mais heterogêneo são alguns dos principais desafios a serem vencidos pelas campanhas eleitorais em 2022. Uma das apostas para a disputa pelos votos deste ano está na profissionalização das campanhas utilizando ciência de dados e na capacidade de análise e interpretação dos insights gerados em diversas fontes.
Para isso, o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad) lança uma formação completa, composta por quatro cursos e voltada, especialmente, para profissionais que trabalharão nas campanhas.
“Será uma campanha eleitoral muito difícil, possivelmente a mais complexa dos últimos anos devido ao ambiente de radicalização política. Por isso, as campanhas precisam sair do achismo e profissionalizar o uso de dados. As campanhas podem e devem ser guiadas por dados”, explica Max Stabile, cientista político e diretor-executivo do Ibpad.
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Confira os cursos que serão ofertados pelo Ibpad:
Inteligência em Mídias Sociais – O curso mostrará como utilizar ferramentas de coleta de dados para tornar a candidatura relevante nas mídias sociais. As principais redes estão contempladas na plataforma: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok. “O TikTok pode ser um diferencial neste ano e pouca gente têm dado a atenção devida a esta que pode ser uma rede decisiva na conquista do eleitorado jovem”, prevê Stabile.
Pesquisa de Opinião – O curso ensinará os fundamentos das pesquisas de opinião, como margem de erro, amostragem e diferença entre tipos de metodologia (on-line, presencial ou telefônica). Além disso, se propõe a dar exemplos de questionários e perguntas que candidaturas de todo o país podem conduzir para ajudá-las a serem mais assertivas em suas decisões.
PublicidadePesquisa Qualitativa – Além da dimensão quantitativa, já tradicional na discussão eleitoral, a formação mostrará como funcionam as pesquisas qualitativas com grupos focais. Ideal para ter insights sobre como o candidato(a) deve se comunicar, se vestir e se portar. “Inteligência qualitativa também é importante, principalmente para entender as razões e os porquês que os números nem sempre conseguem se aprofundar”, explica Stabile.
O curso tem um modelo inovador, disponibilizará aos alunos a oportunidade de assistirem um grupo focal com eleitores indecisos no 1º turno e que poderiam votar tanto no ex-presidente Lula (PT) quanto no presidente Jair Bolsonaro (PL).
Dados & Mapas – Já o curso de Dados & Mapas mostrará como candidatos podem usar mapas eleitorais para estratégia de campanha. Os mapas possibilitam a compreensão da distribuição dos votos de uma eleição. Em tempos de recursos limitados, os mapas também são bons auxiliares para a distribuição de recursos de campanha com foco no resultado.
A formação acontecerá em maio, por meio de aulas gravadas e ao vivo. Todo o material ficará disponível por um ano na plataforma do Instituto. Será disponibilizado para os alunos um vasto material pronto para serem aplicados nas campanhas, como exemplos de questionários eleitorais, modelos de relatórios e bases de dados prontas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a construção das análises. O pré-cadastro para o lançamento, que será no dia 2 de maio, já está disponível aqui.