Nesta quinta-feira (21) ocorre a cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2021. A entrega do prêmio faz parte do calendário política de Brasília e pretende valorizar a cidadania e a democracia, que passa por um dos momentos mais conturbados desde 1988. Para debater sobre a importância do prêmio na defesa do regime democrático, bem como os rumos para onde segue a república, o Congresso em Foco Talk conversou nesta quinta-feira (21) com a ex-senadora Ana Amélia, já premiada em diversas edições.
Apresentador do programa, o diretor do Congresso em Foco Análise, Rudolfo Lago, abriu a conversa comentando sobre a importância de defender a democracia quando comparada com os demais regimes. “Qualquer outra solução é pior do que ela, porque sempre será melhor para uma sociedade uma solução pela média do que uma na qual um extremo imponha a sua vontade sobre os demais”, declarou.
Leia também
Questionada sobre o impacto do Prêmio Congresso em Foco, Ana Amélia explicou que a cerimônia permite valorizar as virtudes dos parlamentares. “A crítica sempre é necessária para apontar os erros que cometemos no Congresso Nacional, e são muitos. Mas quando o Congresso em Foco toma a iniciativa de premiar, destacar os parlamentares na Câmara e do Senado em algumas áreas relevantes, (…) isso dá um destaque maior e um estímulo para quem está trabalhando bem”.
Ao longo dos últimos anos, a o debate democrático passou a ocupar espaço também nas mídias sociais. Por outro lado, tais plataformas também oferecem elementos que podem comprometer a democracia. Segundo Ana Amélia, as redes sociais causaram ao Brasil um desserviço grave à democracia, e continuam causando. A ex-senadora defende uma postura ativa das instituições ao lidar com discursos autoritários, com o negacionismo e ataques a reputações nas redes sociais.
Apesar do grande impacto negativo, Ana Amélia acredita que os problemas provocados pelas mídias sociais na democracia não devem ser desculpa para desistir desses espaços. “Se você abrir o espaço para a minoria que grita e que quer destruir, você está sendo de forma cúmplice com a possibilidade de deteriorar ainda mais o ambiente político que nós estamos vivendo”.
Na avaliação de Ana Amélia, as dificuldades enfrentadas no atual momento pela democracia não chegam a ser um risco para o regime, mas sim um momento de turbulência que requer maturidade da população. “O caminho se faz ao andar, e a democracia se constrói dessa forma. Aos trancos e barrancos, mas de forma com que as pessoas tenham consciência”.
PublicidadeO ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF) também participaria do debate, mas teve problema técnico em sua internet e, por isso, não conseguiu se conectar.
Confira a entrevista completa a seguir:
> Congresso em Foco Talk recebe Ana Amélia e Cristovam Buarque
> CPI da Covid não vai acabar em pizza, indica Congresso em Foco Talk