O presidente Lula (PT) se manifestou nesta quarta-feira (5) sobre o ataque realizado a uma creche em Blumenau (SC) que resultou na morte de quatro crianças. “Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas”, afirmou o presidente no Twitter.
Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse.
— Lula (@LulaOficial) April 5, 2023
Lula classificou o ato como uma “tragédia inaceitável”. “Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse”, destacou.
O ataque também foi lamentado por vários ministros de Estado. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que no mundo inteiro “tragédias como essa estão se multiplicando aliadas ao discurso de ódio, que não podemos compactuar”.
Leia também
O Brasil chora junto quando acontecem atrocidades como vimos hoje em Blumenau. No mundo inteiro, tragédias como essa estão se multiplicando aliadas ao discurso de ódio, que não podemos compactuar. Toda solidariedade e minhas orações para as famílias das vítimas 🙏🏾
— Marina Silva (@MarinaSilva) April 5, 2023
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também lamentou o ataque. “Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade”, afirmou o governador.
Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor.
— Jorginho Mello (@jorginhomello) April 5, 2023
Entenda o caso
O ataque ocorreu na manhã desta quarta-feira no Centro Educacional Infantil (CEI) Cantinho do Bom Pastor, no bairro Velha em Blumenau. Segundo informações preliminares da Polícia Militar, o ataque foi realizado por um homem com um machado. Ao menos quatro crianças faleceram e outras quatro foram feriadas e levadas para hospitais na região.
Outras manifestações
Janja – Primeira-dama
Acompanhando com muita angústia as notícias sobre o ataque a uma creche em Blumenau. Toda minha solidariedade e carinho neste momento difícil para as famílias e toda a população da cidade.
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) April 5, 2023
Paulo Pimenta – Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da presidência da República
Triste a cultura da violência que se espalhou pelo Brasil. Desta vez, atinge a creche Bom Pastor, em Blumenau (SC). Quatro crianças foram mortas e uma outra está e em estado grave.
Nossa total solidariedade às famílias e ao povo de Blumenau frente a essa monstruosidade absurda.— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) April 5, 2023