Após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que ganhou do governador de São Paulo, João Doria, com a suspensão feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dos estudos clínicos da vacina CoronaVac, imunizante contra a covid-19 desenvolvido e testado pelo Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac na n(09), congressistas reagiram à politização do feita pelo presidente.
>Bolsonaro diz que ganhou de Doria com suspensão de vacina. “Comemora a morte”, rebate PSDB
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e a bancada do Psol na Câmara dos Deputados protocolaram pedidos diferentes convocando a presença do presidente da Anvisa, Ântonio Barra Torres no Congresso. O senador também convidou o presidente do Instituto Butantã, Dimas Covas. De acordo com ele, o convite é feito para que os representantes prestem “esclarecimentos sobre o andamento dos estudos clínicos das vacinas que deverão ser produzidas no país para imunizar a população contra a covid-19”.
Leia também
Para a bancada do Psol a decisão da Anvisa de interromper os estudos foi política. “Por conta de declaração de Jair Bolsonaro, dizendo-se “vencedor” por conta da suspensão, a Anvisa embasa sua decisão numa questão política e não técnica. […] Exigimos explicações da Agência a acerca dessa decisão e, por isso, queremos convocar o presidente do órgão à Câmara”, comunicou a líder da bancada Sâmia Bomfim (Psol/SP).
O líder da minoria na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB/RJ), também informou que vai pedir a presença do presidente da Agência e do ministro da Saúde na Câmara.
🔴 Diante das controversas informações sobre a vacina envolvendo a Anvisa, pediremos a convocação do presidente da agência e do ministro da Saúde para que expliquem, na Câmara, essa gravíssima situação. Essa disputa política de Bolsonaro é uma sentença de morte para brasileiros!
— Alessandro Molon 🇧🇷 (@alessandromolon) November 10, 2020
A deputada Joice Hasselmann (PSL/SP) comunicou que protocolou um pedido de esclarecimentos na Câmara
IRRESPONSÁVEL!
Sr. Antonio Barra Torres, protocolei pedido de esclarecimentos na Câmara Federal. Sua submissão lhe custará caro!Sua responsabilidade é c/ a saúde dos brasileiros. Não aceitaremos marionete do @jairbolsonaro dando desculpas esfarrapadas!https://t.co/RPISdzvl8y
— Joice prefeita 17 (@joicehasselmann) November 10, 2020
Confira as reações de outros parlamentares no twitter:
O presidente continua a campanha insana de negar qualquer avanço humanitário. Agora, comemora de maneira absurda um eventual fracasso na evolução de uma vacina para combater o coronavírus. E, sem qualquer pudor, revela a motivação política. É o exterminador do futuro.
— Cid Gomes (@senadorcidgomes) November 10, 2020
O mundo todo na expectativa por uma vacina. O Brasil em luto pelos + de 163 mil mortos pela Covid-19 e o pres. Bolsonaro vem a público comemorar a suspensão feita pela Anvisa da fase 3 da Coronavac. Causa indignação a disputa política qdo a prioridade é salvar vidas. Q absurdo!
— Eliziane Gama (@elizianegama) November 10, 2020
O presidente comemora sua “vitória”, após a Anvisa suspender os testes da vacina Coronavac. Isso na data de lançamento das primeiras 120 mil doses. Um estadista lamentaria esse fato! Essa “vitória” é uma derrota para a saúde pública. https://t.co/bBnM7p4bu5
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) November 10, 2020
URGENTE
Bolsonaro faz chacota sobre vacina e sapateia em cima da morte de um voluntário. Protocolei agora, no Congresso Nacional, convocação do Ministro da Saúde e da Anvisa para dar explicações sobre o que está acontecendo pic.twitter.com/hU6hmBTs1N— Alexandre Padilha (@padilhando) November 10, 2020
Já politizaram uma doença, uma vacina e agora querem politizar o suicídio.
No Brasil, a taxa de suicídio em jovens entre 15 a 24 anos aumentou 20 vezes de 1980 para 2000.
Por que não trabalhar para evitar mais suicídios ao invés de querer lucrar politicamente com isso?
— Paula Belmonte (@paulambelmonte) November 10, 2020
Ao dizer que “ganhou” com suspensão da pesquisa da vacina Coronavac, Bolsonaro não politizou o tema, ele o eleitoralizou. E isso é estúpido e criminoso.
— Bohn Gass (@BohnGass) November 10, 2020
Não é mais possível esconder: Bolsonaro comemorou o SUÍCIDIO de um brasileiro, culminando com a suspensão, pela Anvisa, da vacina Coronavac, tudo que o presidente mais desejava. Insisto na gravidade da situação. O presidente coloca as disputas políticas acima da vida das pessoas. pic.twitter.com/57LOSSW9ge
— Perpétua Almeida (@perpetua_acre) November 10, 2020