O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), decretou neste sábado (21) quarentena no estado a partir da próxima terça-feira (24). Comércios e serviços não essenciais não funcionarão até o dia 7 de abril. Bares, restaurantes e cafés só poderão operar remotamente através do serviço de delivery.
Em entrevista coletiva, Doria também disse que serão proibidas qualquer tipo de aglomeração e festas. “Não é hora de fazer festa, baile funk, qualquer tipo de celebração. Fiquem em casa”.
Na ocasião, ele fez uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro. O tucano disse, sem citar nomes, que algumas pessoas têm minimizado o ” tamanho do problema, dizendo que é uma gripezinha”.
Na sexta-feira (20), Bolsonaro disse que, depois da facada que sofreu em 2018, “não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar”. A fala foi feita para a imprensa na porta do Palácio da Alvorada.
Antes de anunciar a quarentena, Doria já havia estabelecido o fechamento de shoppings e academias na região metropolitana de São Paulo. A medida preventiva contra o coronavírus estará em vigor entre os dias 23 de março e 30 de abril e não engloba estabelecimentos do interior e do litoral paulista.
Leia também
> Em live, Bolsonaro ataca medidas dos governos estaduais contra covid-19
PublicidadeVeja as principais medidas tomadas por outros governos estaduais:
Distrito Federal
O governo do Distrito Federal, comandado por Ibaneis Rocha (MDB), que já havia suspendido atendimento ao público em shoppings centers, feiras populares, escolas e clubes. Outros espaços como, Zoológico, parques ecológicos recreativos, urbanos e vivenciais, além de boates e casas noturnas também não poderão funcionar.
Outra medida foi divulgada no Diário Oficial, na quarta-feira (18), determinando que bancos públicos e privados ficam proibidos de fazer atendimentos ao público em geral, somente continuam os atendimentos relacionados aos programas bancários voltados para as consequências econômicas do coronavírus e para pessoas com doenças graves. A alternativa é usar formas de atendimento remoto como virtual e por telefone.
Bahia
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), vai solicitar a suspensão de voos saindo ou chegando de aeroportos baianos para o exterior e para cidades brasileiras com casos de contaminação comunitária, como já é o caso do Rio de Janeiro e São Paulo. Também ficou suspenso o transporte intermunicipal de e para cidades com casos confirmados de coronavírus. Suspensão dos colégios e proibição de eventos com mais de 50 pessoas. Também está suspenso o atracamento de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande.
Paraná
No Paraná, o governador Ratinho Junior (PSD), decretou o fechamento das academias, galerias e estabelecimentos semelhantes, shoppings centers e centro de ginásticas.
Rio Grande do Sul
Já no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite (PSDB),proibiu o transporte interestadual entre o RS e todos os demais estados do país. Os veículos do transporte coletivo só poderá atender com todos os passageiros sentados, não esgotando a capacidade dos bancos. Os mercados deverão limitar o número de itens essenciais por consumidor. Os shoppings deverão fechar todas as áreas com exceção das farmácias, praças de alimentação, agências bancárias e clínicas.
> Processo de afastamento de Bolsonaro do poder poderá ser rápido