Após vários registros de aglomerações nos gabinetes do Congresso Nacional na semana passada, aumentou a lista de senadores diagnosticados com covid-19.
Nesta segunda-feira (1º), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) informou que contraiu o novo coronavírus. Nesta terça (2), outros dois senadores informaram que também estão com a doença: Lasier Martins (Podemos-RS) e Major Olímpio (PSL-SP).
Os três participaram presencialmente de sessões nas últimas semanas. Mesmo com avanço da pandemia, foi possível verificar diversos parlamentares e autoridades reunidos sem máscaras na Casa.
De acordo com a assessoria de Alessandro Vieira, o parlamentar recebeu o resultado na noite desta segunda-feira (1). “O senador apresenta apenas sintomas leves, está isolado e cumprindo os protocolos de segurança e combate à covid-19”.
Leia também
“Comunico que testei positivo para covid-19. Estou recolhido em casa e seguindo as orientações médicas”, publicou Lasier. Em nota oficial, Major Olimpio informou que tem “sintomas leves e em isolamento domiciliar”.
Na sessão desta terça, o senador Cid Gomes (PDT-CE) disse que está com sintomas de covid-19 e que aguarda o resultado de teste para confirmar o diagnóstico. O parlamentar participou de forma remota. Mais tarde, em nota, a assessoria de Cid informou que o exame deu negativo.“Após apresentar alguns sintomas gripais, o senador Cid Gomes (PDT-CE) realizou exame nesta terça-feira (02/03) e o resultado foi negativo para COVID-19. Por precaução, o senador permanecerá em casa, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e participando das atividades do Senado Federal de forma remota”.
Na última sexta-feira (26) o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decretou lockdown. Desde então, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), proibiu o acesso de visitantes às dependências da Casa enquanto durarem as medidas temporárias de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia de covid-19.
Porém, com o avanço dos casos entre os próprios parlamentares, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) sugeriu e Pacheco acatou que a partir desta quinta-feira (4) as sessões voltem a ser remotas.