A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (Cidadania-SE), protocolou nesta terça-feira (28) um requerimento na casa convidando o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, para discutir as medidas adotadas pelo governo federal na prevenção do coronavírus no território brasileiro.
> Brasil prepara redes públicas de saúde para atender casos de Coronavírus
O pedido foi protocolado no mesmo dia que Mandetta confirmou um caso suspeito da doença no Brasil. Trata-se de uma estudante que esteve na cidade chinesa de Wuhan, epicentro da doença, e voltou para Belo Horizonte (MG), onde está isolada e realizando testes para confirmar se foi infectada. Segundo Mandetta, os resultados podem sair ainda no fim desta semana.
O ministro afirmou que a pasta recebeu mais de 7 mil rumores sobre possíveis casos de coronavírus no Brasil, dos quais somente 127 exigiram a verificação se eles estavam dentro de padrão do vírus. Ele disse também que, pelo grande trânsito de pessoas entre Brasil e China, existe a probabilidade de o Brasil ter casos da doença.
Na justificativa da necessidade da audiência, Eliziane afirma que “o país está em alerta para o risco de transmissão do Coronavírus, vírus causador de doenças respiratórias leves, moderadas e graves, que têm provocado mortes e grande contaminação na China”.
“Diante do impacto deste novo vírus e de se ter cogitado casos suspeitosno Brasil, um planejamento emergencial à possível chegada ou presença do vírusem nosso país se faz imprescindível”, completou.
Recomendações para a população
- evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações
> PEC de Eduardo impediria Bolsonaro de indicar ministros do STF
Deixe um comentário