O senador Major Olimpio (PSL-SP) apresentou piora em seu quadro de saúde devido à covid-19 e está internado na UTI de um hospital particular de São Paulo. A assessoria do senador nega que ele esteja intubado, conforme havia informado o Congresso em Foco anteriormente com base em relatos de parlamentares próximos ao senador paulista.
Pelo menos quatro funcionários do gabinete de Major Olimpio também testaram positivo para covid-19. De acordo com a assessoria do senador, ele procurou o Hospital São Camilo há alguns dias de maneira preventiva e seu estado, até então, era considerado estável.Nesta semana o parlamentar participou de uma sessão do Senado remotamente, quando já estava hospitalizado. Na tarde dessa quinta-feira (4), o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu cancelar, a partir da próxima semana, todas as sessões presenciais. Com isso, os senadores voltarão às votações remotas.
Leia também
Nos últimos dias, outros dois senadores também foram diagnosticados com covid-19: Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Lasier Martins (Podemos-RS).
Levantamento feito pelo Congresso em Foco mostra que até o dia 11 de fevereiro, Câmara e Senado tinham registrado ao menos 35 casos de covid-19 entre servidores e trabalhadores desde o início dos trabalhos semipresenciais, no começo daquele mês. Eram 27 identificados na Câmara dos Deputados e oito no Senado.
No fim do mês, caravanas de prefeitos e vereadores de todo o país visitaram as dependências do Congresso, provocando aglomeração nas duas Casas. Questionada sobre o número de servidores infectados ou afastados em decorrência do novo coronavírus, a assessoria da Câmara não respondeu. Já a assessoria do Senado disse não ser “praxe a divulgação de balanço de casos de covid-19 entre os seus servidores, colaboradores e parlamentares.”
* Esta notícia foi atualizada para corrigir um erro que cometemos na primeira versão do texto publicado. Ao contrário do que informamos inicialmente, o senador Major Olímpio não chegou a ser intubado.
> Câmara e Senado param de informar casos de covid entre os servidores