A invasão ao Congresso dos Estados Unidos por apoiadores do presidente Donald Trump na tarde desta quarta-feira (6), repercutiu entre os congressistas brasileiros. Nas redes sociais, alguns deputados lembraram o apoio que o presidente americano tem do presidente Jair Bolsonaro. “Espera-se que o golpismo de Trump seja exemplarmente punido, até para que não seja copiado para outros países…”, manifestou um parlamentar.
E pensar que Trump é admirado por nosso presidente!
Espera-se que o golpismo de Trump seja exemplarmente punido, até para que não seja copiado para outros países…
— Chico D’Angelo 🌹🇧🇷 (@chico_dangelo) January 6, 2021
A invasão interrompeu a sessão que validava a vitória do Joe Biden nas eleições para presidente dos EUA. Com isso, a sessão que era comandada pelo vice-presidente do país, Mike Pence, deve atrasar, portanto, o processo de confirmação da vitória de Biden é prejudicado.
Leia também
Veja as manifestações de outros parlamentares:
O responsável pelo caos no Capitólio tem nome: Donald Trump, principal inspiração de Jair Bolsonaro. Enquanto insanos autoritários ocuparem cadeiras de poder, a democracia correrá grande perigo.
— Denis Bezerra (@denisbezerra) January 6, 2021
A forma como os EUA reagirão ao episódio de hoje revelará o grau do seu compromisso com os valores que inspiraram seus fundadores em 1776. Se o inconformismo com uma derrota eleitoral for pretexto para impedir a posse do eleito, a Democracia será mortalmente ferida! Atenção!
— Fábio Trad (@f_trad) January 6, 2021
URGENTE! Trump insufla e seus acólitos invadem Congresso na certificação de Biden. Isso tem nome: tentativa de golpe de Estado. Trump deveria sair preso da Casa Branca.
— Orlando Silva (@orlandosilva) January 6, 2021
A semelhança entre a tentativa de golpe de Trump nos Estados Unidos e os atos antidemocráticos feitos aqui por Bolsonaro não é coincidência. E ainda, não podemos subestimar o poder de articulação da extrema-direita com as milícias e o crime organizado no Brasil. pic.twitter.com/w0IDsE8Cu3
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) January 6, 2021
A extrema-direita americana não aceita a derrota de Trump. Invadiram o congresso americano e impediram o reconhecimento da vitória de Biden. Querem confronto embora tenham sido derrotados.
Fiquemos atentos, no Brasil temos um presidente que anima esse tipo de corja! pic.twitter.com/xbpdDY7I0Z
— David Miranda (@davidmirandario) January 6, 2021
Apoiadores de Trump invadem o Capitólio, em Washington, para impedir a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito. Fascistas e autoritários agem assim: quando não aceitam a derrota, colocam em risco a democracia.
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) January 6, 2021
Minha solidariedade ao povo norte-americano. Tenho certeza que as instituições dos EUA não deixarão que vandalizem sua democracia, firmada há mais de 200 anos na história mundial. Estes que tentam agredir as eleições democráticas pelo mundo, tem medo do povo e não prevalecerão!
— Randolfe Rodrigues 🇧🇷 (@randolfeap) January 6, 2021
A invasão do Congresso norte-americano por extremistas representa um ato de desespero de uma corrente antidemocrática que perdeu as eleições. Fica cada vez mais claro que o único caminho é a democracia, com diálogo e respeitando a Constituição.
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) January 6, 2021
Lula falou que “para o Brasil, é um alerta sobre o que ainda pode acontecer de pior aqui, se não for contido o autoritarismo de Bolsonaro e suas milícias, se continuarem sendo toleradas as violações à liberdade e aos direitos”.
1 – A invasão do Capitólio revela cruamente o que acontece quando se tenta substituir a política e o respeito ao voto pela mentira e pelo ódio, até mesmo num país que gosta de se apresentar como campeão da democracia.
— Lula (@LulaOficial) January 6, 2021
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, também comentou sobre o caso:
Os EUA certamente saberão responsabilizar os grupos que atentaram gravemente contra sua história republicana. Milícias presencias ou digitais, discursos de ódio e agressões às Instituições corroem a Democracia e destroem a esperança em um futuro melhor e mais igualitário.
— Alexandre de Moraes (@alexandre) January 6, 2021
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) também se manifestou.
As imagens vistas de invasão ao Congresso Nacional americano, na tarde dessa quarta-feira (6), em uma tentativa clara de insurreição e de desprezo ao resultado das eleições por parte de um grupo, são inaceitáveis em qualquer democracia e merecem o repúdio e a desaprovação de todos os líderes com espírito público e responsabilidade.
O Senado Federal brasileiro acompanha atentamente o desenrolar desses acontecimentos, enviando aos congressistas e ao povo americano nossa solidariedade e nosso apoio. Defendo, como sempre defendi, que a democracia deve ser respeitada e que a vontade da maioria deve prevalecer.
Davi Alcolumbre
Presidente do Congresso Nacional
Pode escrever q essa mesma desgraça ocorrerá aqui após a derrota de Bolsonaro em 2022. Isso se ele puder se candidatar…
O Brasil já tem 2 anos de experiência das ações violentas, antipatrióticas e antidemocráticas daqueles que não aceitam a derrota nas urnas!
Qualquer semelhança não é mera coincidência!
Quem segue os noticiários americanos sabe que bozo imita o trump até nos minímissimos detalhes, chega a ser impressionante.