Neste primeiro de abril, dia da mentira, a hashtag #BolsonaroDay se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Logo pela manhã, diversas pessoas utilizam a hashtag para relembrar mentiras contadas pelo presidente ao longo dos seus mais de dois anos de mandato, e, em especial, durante a pandemia de coronavírus.
Parlamentares da oposição também fizeram postagens criticando o negacionismo de Bolsonaro em relação a pandemia e críticas a vacina.
“Primeiro de abril, ‘aniversário’ de Bolsonaro, pai das fake news. Amante da mentira e do escárnio”, escreveu o deputado Ivan Valente (Psol-SP) em postagem. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) reforçou que “mentira negacionista mata” e replicou também a hashtag #BolsonaroGenocida. Veja alguns dos posts:
Primeiro de abril, “aniversário” de Bolsonaro, pai das fake news. Amante da mentira e do escárnio. Digno de zero honestidade moral e intelectual. #BolsonaroDay
Leia também
— Ivan Valente (@IvanValente) April 1, 2021
460 funcionários do Palácio do Planalto contraíram Covid desde o início da pandemia.
Lembremos que Bolsonaro não usa máscaras e promove aglomerações diárias no Palácio.
A mentira negacionista de Bolsonaro mata! #BolsonaroGenocida #BolsonaroDay
— Orlando Silva (@orlandosilva) April 1, 2021
1o de abril. Dia do que chama de “gripezinha” e depois diz “nunca falei que foi gripezinha”. Do que diz “eu que não vou tomar vacina” e depois diz “nunca falei nada da vacina”.
— Natália Bonavides (@natbonavides) April 1, 2021
Bom dia. O ministro foi checar o rastreio de árvores no Pará e aproveitou para atualizar o porta-retrato. #BolsonaroDay pic.twitter.com/yQoHJV2Ujf
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) April 1, 2021
Nossa justa homenagem para Bolsonaro. Parabéns pelo seu dia!#BolsonaroDay pic.twitter.com/JrlSQ43BSQ
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) April 1, 2021
Como uma tentativa de responder aos ataques ao presidente, bolsonaritas criaram a hashtag #AGRIPINODAY, atacando o governador paulista João Doria (PSDB), cujo nome completo é João Agripino da Costa Doria Junior. A hashtag também ficou como os assuntos mais comentados do Twitter.
Segundo a página Bot Sentinel, especializada em detectar rastros de bots com postagens políticas inautênticas, a hashtag bolsonarista ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de postagens hashtags com postagens feitas por robôs. Em segundo lugar está outra tag bolsonarista: #VIVA31DEMARÇO.
>Bolsonaro reforça aliança com Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão