“O Brasil vive um retrocesso sem precedentes na área socioambiental, o que inviabiliza a possibilidade do país continuar avançando na direção do desenvolvimento com sustentabilidade e ameaça seriamente a qualidade de vida das populações atuais e futuras.” Documento de entidades ambientalistas divulgado em 06/03.
“Os ruralistas ganharam todas hoje, aprovando um Código que coloca em risco o futuro do país. Uma irresponsabilidade com as futuras gerações”
Deputado Alessandro Molon (PT-RJ), em 25/04, ao lamentar a aprovação do Código Florestal
“Veta, Dilma!”
Slogan do movimento ambientalista que pedia veto integral ao novo Código Florestal e que teve apoio de celebridades, como a atriz Camila Pitanga e a modelo Gisele Bündchen.
“É uma medida totalmente antidemocrática e grosseira (…) É uma afronta e um desrespeito ao Congresso Nacional. O Código foi aprovado com ampla margem de votos nas duas casas”
Ronaldo Caiado (DEM-GO), líder ruralista, ao criticar os 12 vetos de Dilma ao novo Código e o envio de medida provisória para tratar do assunto.
“[A MP] não anistia quem cometeu crime, traz todos para dentro da lei e faz com que possamos avançar nas reservas legais e cria instrumentos para incremento da produtividade agrícola”
Ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, ao defender a MP 571/12, que altera o novo Código Florestal, em audiência realizada no Senado no dia 26/06.