A corrupção é um elemento presente em muitas ações públicas e privadas que provocam degradação ambiental e a emissão de gases de efeito estufa. Pode afetar desde a elaboração e a implementação de leis, regulações e políticas, até o funcionamento das instituições e da capacidade do Estado de detectar, investigar e responsabilizar quem comete crimes ambientais. Diante deste cenário, o Congresso em Foco, em parceria com a Transparência Internacional Brasil, promove nesta quinta-feira (26) a live “O combate à corrupção: Qual o papel do Congresso Nacional”. O evento será transmitido a partir das 10h pelos canais do Congresso em Foco no YouTube e no Facebook.
Participam da live a deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP), o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Renato Morgado (Transparência Internacional Brasil), Mariana Ferro (Instituto Ethos) e André Lima (Instituto Democracia e Sustentabilidade).
Leia também
Ao final do evento, a Transparência Internacional Brasil lança o relatório “Novas medidas contra a corrupção e sua relevância para temas socioambientais”. O documento apresenta o potencial das novas medidas no enfrentamento da corrupção em temas socioambientais, abrangendo temas como a regulamentação do lobby, a criação de medidas de proteção a denunciantes de irregularidades, a abertura de dados, a transparência do beneficiário final e o aprimoramento de regras sobre o funcionamento dos partidos e o financiamento de campanhas eleitorais.
> Câmara aprova PL que altera proteção da margem de rios em áreas urbanas