Uma comitiva de deputados federais chegou neste sábado ao Pantanal mato-grossense para visitar localidades atingidas pelos incêndios florestais. Na região, os parlamentares vão se reunir com entidades, bombeiros e gestores da região em busca de soluções para a emergência ambiental. Integram a comitiva a deputada Rosa Neide (PT-MT), o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), e os deputados, Nilto Tatto (PT-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Professor Israel Batista (PV-DF) e Dr. Leonardo (Solidariedade-MT).
O fogo já consumiu cerca de 2,3 milhões de hectares do Pantanal e as chamas continuam fora de controle. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso já registrou, este ano, em seus três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal mais de 32 mil focos de calor – é o maior número em 10 anos – e 36% a mais que em 2019
Leia também
“O Mato Grosso passa por um grave estado de alerta, calamidade e destruição em decorrência dos sucessivos incêndios e queimadas. Governo é omisso e não mobiliza forças para auxiliar no combate ao fogo. Por isso, o meu mandato está à frente de algumas ações de combate”, afirmou a deputada Rosa Neide, que coordena a comitiva.
Sábado, 19 de setembro de 2020
8h30 -Visita ao Posto Fiscal e espaço de acolhimento dos animais, no início da estrada parque Transpantaneira.
10h30 – Chegada ao Hotel Mato Grosso Pixaim. Reunião com representantes de proprietários de fazendas e pousadas.
14h – Sobrevoo pelas regiões afetadas pelas queimadas.
15h30 – Chegada a Porto Cercado (Sesc Pantanal).
16h – Reunião com as equipes de brigadistas que estão atuando no combate às chamas.
18h – Retorno para Cuiabá. Comitiva de senadores.
Domingo, 20 de setembro de 2020
9h – Reunião dos deputados (as), na cidade de Poconé, com lideranças locais de trabalhadores rurais e urbanos, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
11h – Deslocamento para Cuiabá.
14h às 15h30 – Recepção de estudos, documentos e projetos de pesquisas: Observa MT, Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Programa Humedales Sin Fronteiras e Projeto PELD-Pantanal.
16h – Encerramento da diligência e retorno.