Na véspera da Cúpula do Clima e em meio a uma enxurrada de críticas à sua gestão, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, respondeu a cantora Anitta no Twitter e chamou a artista de “Teletubbie”.
Nos últimos dias centenas de celebridades, políticos, e autoridades têm reforçado o coro pela demissão de Salles. Anitta foi uma delas e, nesta quarta-feira (21), afirmou na rede social que o ministro é um desserviço para o meio ambiente.
Então, o chefe da pasta respondeu citando o desenho infantil:
Com o mesmo tom de deboche, o ministro também comentou outras postagens com ao seu trabalho:Bu 👻 #FicaSalles https://t.co/DsH1MYNRH5
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) April 21, 2021
Amanhã é dia … 😘 pic.twitter.com/tVQihJdn3L
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) April 20, 2021
Mais tarde, a troca de tuítes com Anitta subiu de tom e virou bate boca:
Se vc conseguir demonstrar, sem ajuda de outra pessoa, que sabe quais são as capitais do Brasil ou pelo menos os nomes dos seis biomas brasileiros a gente começa conversar…. https://t.co/d7yCNLtPgv
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) April 21, 2021
O que faz um ministro do meio ambiente? @rsallesmma
— Anitta (@Anitta) April 21, 2021
Onde vive o Mico Leão dourado? @rsallesmma
— Anitta (@Anitta) April 21, 2021
Bola da vez
Depois da demissão de Ernesto Araújo do Itamaraty, o ministro do Meio Ambiente é a bola da vez na Esplanada. Criticado desde o início de sua gestão pela política ambiental, que tem prejudicado a imagem do Brasil no exterior e despertado retaliações de outros países, Salles está na mira do Congresso, do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Acusado de tentar atrapalhar uma megaoperação da Polícia Federal no Amazonas contra o desmatamento, em dezembro, Salles é alvo de duas ações no Supremo que serão relatadas pela ministra Cármen Lúcia – uma apresentada pelo PDT e outra pelo próprio superintendente da corporação no estado, Alexandre Saraiva. O episódio resultou na queda de Saraiva esta semana e aumentou a contrariedade dos parlamentares com relação ao ministro.
Pelo mesmo motivo a oposição se articula para convocar o ministro e levá-lo ao plenário, em comissão geral, para explicar as acusações.
A pressão contra Salles também vem do exterior. Em carta a Joe Biden, 15 senadores democratas pediram ontem ao presidente dos Estados Unidos que condicione qualquer parceria com o Brasil na Amazônia a uma mudança real na política ambiental para a redução do desmatamento na região.
O presidente dos Estados Unidos é o anfitrião da Cúpula do Clima, que começa nesta quinta-feira (22). A participação o presidente Jair Bolsonaro está prevista já para a sessão inicial do encontro (aqui a programação oficial, em inglês).
> Acusado pela PF, Salles vê cerco se fechar e vira bola da vez na Esplanada