O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou nesta sexta-feira (2) que vai enviar 40 bombeiros e 12 viaturas para o Mato Grosso do Sul no domingo (4). A ação, aponta, é para apoiar no combate às queimadas. O esforço atende ao pedido do governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).
Os bombeiros atuarão na região por 30 dias, prazo que poderá ser prorrogado. A portaria nº 556/2020 será assinada por André Mendonça e publicada segunda-feira (5) no Diário Oficial da União.
Ainda de acordo com o ministro, equipes da Força Nacional já atuam no Mato Grosso há uma semana. O efetivo vem realizando assistência humanitária às famílias ribeirinhas que estão à margem do Rio Paraguai e tiveram suas residências atingidas pelo fogo.
O Pantanal registrou um aumento de queimadas de 180% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado. No sábado (3), os senadores que integram a comissão temporária que acompanha os incêndios no Pantanal viajam a Corumbá (MS) para avaliar a situação dos incêndios. O município já registrou mais de 6 mil focos de queimadas.
Leia também
> Senado cobra explicações de Salles sobre redução de multas ambientais