A crise entre o Procurador-geral da República, Augusto Aras, e a Lava Jato repercutiu no ambiente político. Na terça-feira (28), Aras disse “agora é a hora de corrigir os rumos para que o lavajatismo não perdure”.
> Lava Jato repudia críticas de Augusto Aras: “declarações infundadas”
O deputado Paulo Ganime (NOVO-RJ) afirmou que é preciso “defender a Lava-jato e o combate à corrupção, que ela é referência mundial. Erros podem ter sido cometidos, mas o saldo é muito positivo.”
Já o senador Major Olímpio (PSL-SP) questionou a fala do Procurador-Geral da República, Augusto Aras. “Não consigo entender as manifestações dele. Me parece que ele quer acabar de vez com a Operação Lava Jato. Porém, o Senado não irá se calar. Iremos até a última consequência”, pontuou o senador.
Leia também
Não consigo entender as manifestações do
Procurador-Geral da República, Augusto Aras. Me parece que ele quer acabar de vez a Operação Lava Jato.O Senado não irá se calar. IREMOS ATÉ A ÚLTIMA CONSEQUÊNCIA!! pic.twitter.com/q05TurW0mI
Publicidade— Major Olimpio (@majorolimpio) July 29, 2020
O ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, apontou que desconhece “segredos ilícitos no âmbito da Lava Jato. Ao contrário, a Operação sempre foi transparente e teve suas decisões confirmadas pelos tribunais de segunda instância e também pelas Cortes superiores, como STJ e STF”.
Paulo Teixeira (PT-SP) classificou como “gravíssimas” as declarações do PGR.
Gravíssimas as informações dadas pelo Procurador Geral da República, Dr Augusto Aras, que a operação Lava Jato dispõe de dados de 38 mil cidadãos brasileiros. Isso é uma base para arapongagem, chantagem e espionagem. Precisamos de instalar a CPI da Lava Jato urgente!!!
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) July 29, 2020
O deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) criticou a fala do PGR
Até há pouco tempo era inimaginável que teríamos hoje um declarado opositor da Operação Lava Jato ocupando o cargo de Procurador-Geral da República. Mais: que, indicado pelo Presidente, se prestaria ao papel de ser estrela da tv PT. Pois está acontecendo, não vê quem não quer! pic.twitter.com/5gZAiDKQDa
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) July 29, 2020
O senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR), divulgou um vídeo em que diz que sempre foi defensor da Operação.
“Sempre fui e continuo sendo um defensor da Operação Lava Jato. Dedico grande parte de meu tempo como Senador lutando pelo fim do foro privilegiado e pela instauração da prisão em segunda instância. No momento existe em curso uma intensa movimentação para acabar com a Lava Jato e para desqualificar todos os atores públicos responsáveis pelo êxito dessa operação. Não podemos permitir esta inversão absurda que pretende absolver todos os que foram condenados pela Lava Jato e ao mesmo tempo condenar todos os responsáveis pela existência desta operação”, declarou.
Já o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou que participa de uma reunião virtual com o procurador-geral da República nesta quarta-feira (29). O encontro, diz, “é uma resposta à declarações de Aras, para quem é hora de ‘corrigir rumos’ para que o ‘lavajatismo’ passe e seja substituído no Ministério Público por outro modelo de enfrentamento à criminalidade”.
Vamos denunciar a atuação cínica do PGR como porta-voz dos ataques à Lavajato, tentando esconder sob o manto de um garantismo de araque os reais interesses de quem sempre quis “estancar a sangria” e “zerar o jogo”, beneficiando os bandidos que roubam este país desde sempre.
— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) July 29, 2020