O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (8), duas indicações do governo Bolsonaro para a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), completando assim o quadro dirigente da agência, que contava com apenas um diretor efetivo. Na terça (6), a Casa já havia aprovado o nome de Guilherme Theo da Rocha e o do engenheiro Rafael Vitale Rodrigues, para a diretoria-geral da ANTT.
Os aprovados na quinta-feira foram o engenheiro eletricista Alexandre Porto Mendes, com 45 votos a favor, 4 contrários e 2 abstenções, e o advogado Fábio Rogério de Almeida Carvalho, com 43 votos favoráveis, 3 contrários e 2 abstenções. Alexandre Porto está na ANTT desde 2009, tendo trabalhado como gerente de regulação, superintendente para o setor ferroviário e diretor-substituto. Recentemente, passou a exercer a função de diretor-geral, na qual será substituído por Rafael Vitale.
Já Fábio Rogério foi tenente do Exército e ocupa cargos de superintendência e gerência na ANTT desde 2008. Entre 2011 e 2012, foi gerente de projetos na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. A ANTT, órgão regulador de infraestrutura rodoviária e ferroviária no país, tem quatro diretores e um diretor-geral. Hoje, uma das diretorias está vaga e outras três, como a diretoria-geral, são ocupadas por substitutos.
Leia também
> Senado aprova indicados de Bolsonaro para diretoria da Ancine