A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PSL-DF), publicou nesta sexta-feira (11) uma foto Twitter ao lado do comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro, Carlos de Almeida Baptista Junior, agradecendo o apoio do militar.
Na postagem, a deputada afirma: “Acabo de ouvir do @CBaptistaJr que estou honrando seu voto. Muito obrigada, Brigadeiro! É uma honra para mim ter o seu reconhecimento como meu eleitor”.
Acabo de ouvir do @CBaptistaJr que estou honrando seu voto.
Muito obrigada, Brigadeiro! É uma honra para mim ter o seu reconhecimento como meu eleitor. pic.twitter.com/egJcFmsfGR— Bia Kicis (@Biakicis) June 11, 2021
Publicidade
O Regimento Disciplinar do Exército, que regulamenta as transgressões, veda ao militar da ativa “manifestar-se, publicamente”, “sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária”.
PublicidadeO encontro entre a parlamentar bolsonarista e o comandante não constou na agenda oficial. O Congresso em Foco questionou as assessorias de ambos sobre o motivo da reunião, mas ainda não recebeu nenhuma resposta.
O brigadeiro assumiu o comando da FAB há dois meses, após os antigos comandantes das Forças Armadas deixaram seus cargos contra o uso político dos militares pelo presidente Jair Bolsonaro.
O episódio registrado nesta sexta por Bia Kicis se dá uma semana após o Exército decidir não punir o general e ex-ministro Eduardo Pazuello por participar de uma manifestação política de apoio ao presidente da República. A instituição foi duramente criticada pela atitude, que pode abrir brechas para uma anarquia nos quartéis.
> Pesquisadora cobra freio à escalada militar: “Estamos virando Venezuela”
> Exército não pune Pazuello e arquiva processo sobre ato pró-Bolsonaro