Segundo pesquisa Datafolha, 73% dos brasileiros apoiam a fixação da idade mínima de 55 anos para aposentadoria de militares. De acordo com o levantamento, divulgado nesta segunda-feira (16), outros 32% são contra a proposta do governo federal, que faz parte do pacote de corte de gastos públicos. Dentre os ouvidos pela pesquisa, 1% se declararam indiferentes a medida, 3% não opinaram.
Atualmente, a aposentadoria de militares é permitida a partir de 35 anos de serviços prestados. Com a implementação da idade mínima, o governo pode economizar cerca de R$ 2 bilhões anuais, empregados na previdência dos militares.
O texto propõe que a transição da idade mínima seja feita de forma progressiva atingindo 55 anos até 2030. Entre outras medidas anunciadas está o fim da “morte ficta” que garante pensão vitalícia a familiares de militares expulsos das Forças Armadas.
O governo federal envia, nesta terça-feira (17), o projeto de lei ao Congresso Nacional para alterar as normas de aposentadoria dos militares. O Ministério da Defesa foi a última área a ser atingida pelo pacote proposto pelo Ministério da Fazenda, sob comando de Fernando Haddad.
Leia também
Leia também: Para destravar votação de corte de gastos, governo libera R$ 7,7 bi em emendas