Algumas lições não podem ser esquecidas por quem deseja ter sucesso na vida, na profissão ou nos negócios. Uma delas vem de uma pequena história que vou contar neste artigo. É sobre um jovem que, como tantos guerreiros que estão na luta pelos sonhos neste momento, queria ganhar muito dinheiro. Para descobrir qual o melhor modo de alcançar seu objetivo, ele decidiu consultar um guru.
O mestre pediu que o rapaz o encontrasse na praia no dia seguinte. Vestindo terno em vez das previsíveis bermudas, o jovem chegou ao local marcado às quatro horas da manhã. A primeira pergunta do guru foi sobre o quanto o rapaz desejava ter sucesso. Obviamente, o jovem respondeu que desejava muito. O mestre, então, mandou-o entrar na água. O jovem obedeceu, mas pensou: “Esse cara está louco. O que eu quero é ganhar dinheiro, e não ser salva-vidas”.
Leia também
O guru insistiu que ele fosse o mais longe possível. Com a água já nos ombros, nosso herói pensava: “O velho é louco. Ganha dinheiro, mas é louco”! Que situação: o guru mandou que ele fosse ainda mais longe. Já com a água na altura da boca, o jovem pensou em voltar, sempre murmurando: “O velho é louco”.
Então, o velho disse:
– Achei que você queria ter sucesso!
– Eu quero!
– Então vá mais longe…
Mais uma vez, o discípulo obedeceu. De repente, o guru segurou-lhe a cabeça sob a água. O jovem chutou, arranhou e lutou para se soltar. Quando já quase desmaiava, o velho o retirou da água e lhe explicou o sentido de tudo aquilo:
Publicidade– Você só alcançará seu objetivo quando desejá-lo tanto quanto agora quer respirar.
Não é exagero: quem vivencia uma situação extrema assim sabe do que estou falando. O momento que muda tudo ocorre quando é preciso apostar todas as fichas numa única cartada para definir o próprio futuro e, muitas vezes, também o da família; quando não se pode falhar; quando, ao se cometer um erro, precisa-se começar tudo de novo e tentar outra vez, até que dê certo. É o tudo ou nada, calça de veludo ou bumbum de fora!