Entender as regras de um concurso público é entender o que está escrito no edital. O documento, tão importante, é um enigma dos concurseiros. Letras pequenas, termos complicados. Tudo para se parecer mais com uma bula de remédios do que com uma leitura agradável.
A má notícia é que é inevitável, para não dizer essencial, ler o edital completo, da primeira a última linha. A boa notícia é que é possível transformar o que parece uma tortura em algo fácil de fazer a partir da identificação de pontos essenciais nos editais.
Portanto, edital e marca-texto nas mãos. Abaixo a lista das informações indispensáveis para ser um concurseiro prevenido e preparado:
1) Identifique os requisitos para o cargo desejado.
Encontre no texto o que é preciso para se candidatar: idade, escolaridade, documentos exigidos para posse.
Leia também
2) Saiba detalhes do cargo
Salário inicial, local de trabalho, características e atribuições da função. Neste último caso, muitas vezes, as informações estão de forma “subliminar” em leis que criam e regem os cargos e carreiras. Nessa hipótese, o que dizem essas leis precisará ser decifrado.
3) Identifique o cronograma do concurso
Ache o prazo de inscrição (e forma de adesão), data e horário de todas as etapas, prazos para recursos. Se achar conveniente, monte uma agenda com essas datas.
4) Saiba mais sobre a organizadora do concurso
Identifique quem vai ser responsável pela elaboração das provas, procure saber o perfil da banca, a forma de apresentação das questões (múltipla escolha, certo ou errado).
5) Separe as disciplinas que precisará estudar e como são pontuadas
No final do edital há sempre a lista de disciplinas com os detalhes de cada uma. É o principal guia do que deve estudar. Normalmente, os editais também trazem a forma de pontuação de cada etapa e como será atribuído valor. Observe com atenção aos quesitos que falam sobre nota mínima para cada matéria e/ou para grupos de matérias, isso pode ser essencial para escolha do que se dedicar mais durante a preparação.