A Aliança Nacional LGBTI e o Grupo Dignidade, que atuam na defesa dos direitos da população LGBTI, publicaram neste sábado (11) uma nota de repúdio e indignação (leia a íntegra mais abaixo) ao edital do concurso para cadete da Polícia Militar do Paraná (PM-PR). Em um dos anexos do edital, que descreve as características desejadas dos aspirantes na avaliação psicológica, o documento inclui “masculinidade” como uma dos aspectos do perfil profissiográfico.
O item C31 do edital descreve a característica: “Capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”.
A Aliança Nacional LGBTI e o Grupo Dignidade apontam que, além de machista e sexista, a exigência desconsidera que mulheres também sejam candidatas a cadete ou quer delas tal aspecto definido como “masculinidade”, o que significa um “retrocesso discriminatório”.
Leia também
“Fere a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Constituição Federal Brasileira no que diz respeito à igualdade de todas as pessoas, além de estar na contramão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) em relação ao alcance da igualdade entre os gêneros. Ademais, segue uma tendência demasiadamente preocupante de recrudescência de valores que beiram o fascismo e ameaçam a própria democracia no Brasil”, prossegue a nota.
Os grupos pedem à governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP) e à Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, Comandante-Geral da PM-PR, que o edital seja revogado. A nota também pede posicionamentos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos conselhos Federal de Psicologia e Regional de Psicologia do Paraná sobre o conteúdo do edital.
O Ministério Público do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que publicou o edital por meio de seu Núcleo de Concursos, também são cobrados para revogar a convocação e para que o documento seja substituído por um sem o reforço das “desigualdades e injustiças presentes na sociedade atual”.
Leia a íntegra da nota da Aliança Nacional LGTBI e Grupo Diversidade:
O Edital nº 01-Cadete-PMPR-2019, disponível em http://portal.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=CFO2019, exige em seu Anexo II, “Perfil Profissiográfico – Avaliação Psicológica” que os candidatos demonstrem a característica de ”masculinidade”, definida pelo edital como “capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor.”
Entendemos que a exigência, entre diversos equívocos, desconsidera a possibilidade de mulheres candidatas a cadete, ou quer que elas também tenham características de “masculinidade”, e que, portanto, é um retrocesso discriminatório e permeado por machismo, chauvinismo, patriarcalismo, sexismo, binarismo de gênero, heteronormatividade… Fere a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Constituição Federal Brasileira no que diz respeito à igualdade de todas as pessoas, além de estar na contramão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) em relação ao alcance da igualdade entre os gêneros. Ademais, segue uma tendência demasiadamente preocupante de recrudescência de valores que beiram o fascismo e ameaçam a própria democracia no Brasil.
Apelamos à governadora Cida Borghetti e à Comandante-Geral da Policia Militar do Paraná, a Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, para que o Edital seja revogado imediatamente.
Pedimos a atuação imediata do Ministério Público do Paraná para que o Edital seja revogado e substituído por um que esteja livre de aspectos que reforcem as desigualdades e injustiças presentes na sociedade atual.
Solicitamos também que a Universidade Federal do Paraná, através do seu Núcleo de Concursos, por meio do qual se publicou o referido Edital, faça valer seu compromisso declarado publicamente de promoção da igualdade entre os gêneros e do combate à discriminação, inclusive por orientação sexual e identidade de gênero.
Solicitamos outrossim ao Conselho Federal de Psicologia e ao Conselho Regional de Psicologia do Paraná, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil e suas Comissões de Diversidade Sexual e de Genêro, que se posicionem sobre o conteúdo do Edital.
Curitiba, 11 de agosto de 2018
Eu queria realmente saber porque ainda dão ouvidos a essas bicholas.
PARABÉNS PM-PR, um policial/oficial tem que impor respeito mesmo. Já basta a zona que tomou conta do Brasil, se a policia não tiver postura quem mais vai ter?
ABAIXO O MIMIMI, CHEGA DE VITIMISMO.
“Tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”. O que isso tem a ver com ser policial? Deve ser uma arma secreta dos bandidos: eles contam histórias românticas e desarmam o policial…
Masculinidade só para o sexo masculino, nada mais correto. As mulheres podem ser femininas, ótimo. Normas são normas, se não agrada, procure outro lugar. Parabéns PM.
No sentido figurado, masculinidade do masculino, significad: Virilidade, força.
Não vi nada demais nisso aí , o gay também pode concorrer já que eles são mais homens do que nos héteros , por q pra levar fumo no rabo todo dia tem q ser muito macho
O problema é o mau exemplo. É preciso decoro e respeito com todos e evitar criar polêmicas desnecessárias só para ficar aparecendo. Não sei qual foi a intenção de quem redigiu esse trecho do edital, mas é evidente que essa pessoa queria chamar a atenção.
País de terceiro mundo é dureza… Haja saco para tanto subdesenvolvimento. Apesar da piada de mau gosto contida no edital, é um exagero anular. Basta retificar.
Realmente não dá pra colocar uma biba lá né..
Quanto bobagem da parte daqueles que protestam por coisa mais apropriada. Para os candidatos do sexo masculino se exigirá que possuam “características de masculinidade” como descritas; enquanto que para as do sexo feminino se exigirá, por óbvio, “características de feminilidade”. Cumpra-se!
Noooosssaaaaa!!!! Que horrooooooooooor!!! Este país já foi um pouquinho mais sério…
Engraçado que, se o edital solicitasse homoafetividade, eles não reclamariam dizendo que os héteros estariam sendo discriminados e prejudicados no concurso.
Corretíssimo!Daqui a pouco será crime ser heterossexual…Hj homossexuais são praticamente inimputáveis!
Pensam que são.
Para ser uma reportagem razoável precisariam ter ouvido o outro lado, o que não foi feito.
Esse edital contém um contraditório bem interessante: Um sujeito que não “demonstrar interesse em histórias românticas e de amor” vai casar com quem??? só com outro que igualmente não “demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”. OU SEJA….. casal de brutamontes, ou melhor, brutamentes.. KKKKKKKKKKKK
Se os policiais ingleses ou canadenses (as melhores polícias do mundo!) fizessem este concurso, reprovariam em massa. Pois são policiais treinados para a emoção, para a empatia com a população. Por isso são tão bons no que fazem, justamente porque não tem essa “masculinidade”.
Sai, bofe!
ahh, vc tvz seja um desses que não pode “demonstrar interesse em histórias românticas e de amor” vai casar com
quem??? com mulher burra ou com outro que igualmente não “demonstrar interesse em
histórias românticas e de amor”…… entendo então a sua revolta.
1- O edital está perfeito , está é uma profissão que exige masculinidade de seus membros. 2- As associações descritas nada mais são do que um braço asqueroso da esquerda para fomentar a ” revolução de costumes ” GRAMSCIANA abjeta cujo objetivo é destruir nossos valores e modelo de sociedade ocidental cristão -paternalista -capitalista (SIM infinitamente SUPERIOR). 3- Ponto.
ô Junq, a sua cabeça é assim mesmo ou está passando por uma má fase???
Se os policiais ingleses ou canadenses (as melhores polícias do mundo!)
fizessem este concurso, reprovariam em massa. Pois são policiais
treinados para a emoção, para a empatia com a população. Por isso são
tão bons no que fazem, justamente porque não tem essa “masculinidade”.
KKK o edital está perfeito: Esse edital contém um contraditório bem interessante: Um sujeito que não “demonstrar interesse em histórias românticas e de amor” vai casar com quem??? só com outro que igualmente não “demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”. OU SEJA….. casal de brutamontes, ou melhor, brutamentes.. KKKKKKKKKKKK
Até que enfim encontro alguém que entendeu perfeitamente o gramscismo… Foi por isso que o canalha passou uma longa temporada na cadeia de Mussolini…
É isso aí! e, inclusive as mulheres só podem entrar se for Sapatão.
Parabéns a PM!! Não cedam ao mimimi desses movimentos
a sua cabeça é assim mesmo ou está passando por uma má fase??
Você mora na Inglaterra ou Canadá? Ah.. Brasil?? Então.. . Aqui essa minoria ridícula acha que pode chegar e mudar normas de uma instituição só pra satisfazer o interesse de meia dúzia de “deslumbradas”. Lamento te informar que isso está prestes á acabar e e é melhor vcs JAIRem se acostumando, filhota!
eu vivo entre a Inglaterra, o Canadá e o Brasil, minha renda assim o permite. O que mais gosto da Inglaterra e Canadá é que as polícias em geral não usam armas e há um contingente feminino de quase 40%. São países, assim, mais “desenvolvidos”, onde essa tal minoria ridícula faz parte do governo e da economia. Países ricos, onde a riqueza advém, em parte, da pobreza perpetuada por pessoas que pensam como vc.
Não conheço nenhuma favela com nome de Inglaterra ou Canadá. Deve existir, pra abrigar uma mente imbecil que acha que quem não concorda com suas ideologias tem que se adequar. Eu jeito que eu quiser e exijo que respeitem o que penso. Ditadura socialista poderia até subsistir no “outro” do qual vc deve ser adepto. Os tempos estão mudando por aqui. Bom JAIR se acostumando.
ué, passou a ofender pq? só pq eu disse que Inglaterra e Canadá, capitalistas de berço nobre, de primeiro mundo, ficam mais ricos a cada vez que a indigência intelectual toma conta dos países como o Brasil? isto é o óbvio do óbvio. Se vc é um grande banqueiro ou empresário, parabéns para vc por estar fomentando esse tipo de política destrambelhada. Mas se não é, então tvz seja só um inocente útil, só isso. O que falei não é ofensa.
Muita gente no nosso país parece ter sofrido completa lavagem cerebral. Perderam completamente a noção de civilidade e respeito. Acho que defendem ou repudiam uma ideia com base no instinto mais primitivo. Nem param para raciocinar. É estressante e inútil debater com eles sabendo que eles nunca vão mudar de ideia.
“Ideologia”? É sério isso? Meu filho, reencontre-se com o bom senso. Saia da sua caixinha bolsonárica limitada. O mundo é maior e melhor do que nós.
Não é mimimi. É bom senso.
Parabéns a pm do Paraná. PM não é lugar pra gay. É preciso ter voz e atitudes de comando e isso não é pra essa turma de LGBTDFHGJKD que adoram um mimimí.
a sua cabeça é assim mesmo ou está passando por uma má fase???
Se os policiais ingleses ou canadenses (as melhores polícias do mundo!)
fizessem este concurso, reprovariam em massa. Pois são policiais
treinados para a emoção, para a empatia com a população. Por isso são
tão bons no que fazem, justamente porque não tem essa “masculinidade”.
Se os policiais ingleses ou canadenses viessem trabalhar no Brasil, morreriam ou seriam presos em uma semana
O Brasil é bem macho alfa quando se trata de assassinatos. Um baita campeão. Vai ver estamos no caminho certo né?
aqui n é canadá.
Ongs, Pseudo Ongs né – grande empecilho para o desenvolvimento ético e moral de um País.
a sua cabeça é assim mesmo ou está passando por uma má fase?
Bichola, volta pro seu antro de baitolas e pare de encher a paciência dos outros.
hummm, vc é um desses com masculinidade que não pode gostar de romance nem histórias de amor? nem com mulher né? entendo então a sua revolta.
Bichola, volta pro seu antro de baitolas e pare de encher a paciência dos outros.
aih loka, calma benhê, vc é um desses com masculinidade que não pode gostar de romance nem histórias de amor senão desmunheca né? amorzinho só com brutamente né? É, é ruim mesmo. Mas reza nego, reza que um dia melhora.
Bichola, volta pro seu antro de baitolas e pare de encher a paciência dos outros.