A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou nesta quinta-feira (21) requerimento para que o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, preste informações sobre a implantação do 5G no Brasil. Os pedidos são de autoria do líder da Minoria, Jean Paul Prates (PT-RN).
O leilão do 5G, promovido pelo governo federal, está marcado para o dia 4 de novembro.
Entre os esclarecimentos requisitados estão pareceres jurídicos, estudos, análises de impacto regulatório da exploração de radiofrequências.
Também foi aprovado um requerimento para que o ministro da Comunicações participe de uma audiência pública sobre o tema.
“É extremamente relevante e urgente ouvirmos especialistas e, principalmente, representantes do governo acerca dos caminhos para a implementação dessa revolucionária tecnologia no país, sob os prismas técnico, operacional, político e econômico”, avaliou o senador.
Foi aprovada ainda a realização de uma audiência pública sobre a aplicação do 5G e os seus benefícios para os usuários. Serão convidados representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e das empresas Huawei, Ericsson e Nokia.