Marco Vinholi*
A Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado uma ferramenta poderosa no empreendedorismo mundial. E, no Brasil, não é diferente. Grandes corporações têm feito a diferença ao lançarem mão de tecnologia, e não faltam cases de sucesso, como é o caso do Nubank. A instituição financeira utiliza IA para oferecer serviços inovadores e personalizados. Por meio da análise de dados e de algoritmos de aprendizado de máquina, o banco disponibiliza crédito e demais produtos a milhões de clientes – incluindo os que não tinham acesso a serviços bancários convencionais.
Já o iFood, a maior plataforma de delivery de comida do Brasil, utiliza IA para otimizar a logística e a experiência do usuário. A empresa emprega algoritmos de aprendizado de máquina para prever a demanda e alocar entregadores de maneira mais eficiente, o que resulta numa maior satisfação por parte do cliente. A Netflix também é referência no uso da IA quanto à experiência do usuário. Com a ferramenta, a plataforma de streaming analisa comportamento e preferências e cria recomendações altamente personalizadas, o que aumenta a retenção e o contentamento de seus assinantes.
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Este sucesso da IA no empreendedorismo não é à toa. Um dos motivos é a automação de processos que a ferramenta oferece. É ela que permite que empresas automatizem tarefas repetitivas e burocráticas, por exemplo. No Brasil, muitos empreendedores estão aproveitando essa tecnologia não apenas para melhorar a eficiência de seus processos, mas, também, para reduzir custos. A automação também é aplicada na análise de dados e na tomada de decisões, o que melhora a precisão e a velocidade das operações comerciais.
A IA também permite que as empresas analisem emoções, antecipem as necessidades do cliente e do mercado e se adaptem às mudanças com maior rapidez. E a revolução acontece, inclusive, no atendimento direto ao consumidor. Por meio e chatbots e de assistentes virtuais, corporações e prestadoras de serviço interagem com seus clientes.
Há, ainda, empresas brasileiras de diversos setores que utilizam a IA para segmentar o público-alvo e criar mensagens mais relevantes, melhorando, assim, o retorno do investimento quanto ao marketing personalizado. A IA também tem contribuído para o desenvolvimento de produtos e de serviços inovadores, bem como de soluções disruptivas em setores como Saúde, Finanças e Educação.
PublicidadeUsada até no design de produtos, a IA tem enorme potencial para transformar a maneira como as empresas operam e inovam. Num cenário em que uma adota a Inteligência Artificial em sua operação, enquanto a outra permanece alheia a este avanço, há posição vantajosa para o segundo caso. Portanto, é essencial para empreendedores e empresas se manterem atualizados e explorarem o potencial da IA em seus negócios, a fim de permanecerem competitivos e garantirem o sucesso a longo prazo no mercado que está cada vez mais tecnológico e globalizado.
* Marco Vinholi é diretor-técnico do Sebrae-SP; mestrando em Administração e em Empreendedorismo; pós-graduado em Inovação e Liderança; especialista em Comunicação pela Harvard University; graduado em Administração de Empresas; foi superintendente do Sebrae-SP e secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo
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