Tenente-coronel da PM paulista defende a democracia e critica governo federal

O tenente-coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) Paulo José Ribeiro da Silva apareceu em vídeo nesta terça-feira (24) criticando a participação da corporação em uma manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, marcada para o dia 7 de setembro. No vídeo, o policial militar da ativa avalia que "aventureiros irresponsáveis" tentam fazer uso da PM para conseguir seus objetivos.

A fala ocorre em um momento de tensão dentro da PM paulista, a maior do país, onde há a indicação de que membros da reserva - e, provavelmente, da ativa - farão parte da manifestação com pautas antidemocráticas, tais como o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e a deposição de ministros contrários ao presidente.

Um coronel da ativa já foi afastado por convocar colegas para o ato - que também conta com o apoio de empresários milionários e deve ocorrer por todo o Brasil.

No vídeo, Paulo Ribeiro - que concorreu em 2020 ao cargo de vice-prefeito em Taubaté (SP), diz que a PM não pode pregar a ruptura democrática, e cobra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB): "Senhor governador, o senhor é o comandante maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo. É de sua inteira responsabilidade frear arroubos delirantes que visem a quebra da ordem disciplinar da PM de São Paulo", diz.

Para Paulo Ribeiro, a corporação paulista deve manter sua luta focada na busca por melhores salários - e não em defesa de Jair Bolsonaro. "Pois estes que nos concitam a defender um presidente que nada faz pela PM estão muito bem recompensados em cargos comissionados no governo federal", conclui.


> Coronel da PM que convocou “amigos” para ato bolsonarista é afastado
> Sérgio Reis depõe à PF por incitação a atos contra a democracia

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo