Oposição quer que Anvisa explique suspensão da Coronavac à Câmara

As bancadas do Psol e do PSB na Câmara protocolaram nesta-terça-feira (10) requerimentos de convocação do diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, para que ele dê explicações no plenário da Câmara dos Deputados sobre a suspensão das pesquisas da Coronavac, vacina contra covid-19 produzida em parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac.

A suspensão aconteceu após a morte de um homem de 33 anos que era voluntário nos testes da vacina. Segundo dados do IML, o homem se suicidou, portanto o Instituto Butantã defende que não há relação direta entre os testes e a morte do voluntário.

No requerimento, os deputados do PSOL destacam que o governo Bolsonaro, além de ocultar dados e alterar metodologia em pleno curso da pandemia, viola o dever de transparência pública e contraria as orientações técnicas e científicas.

“Como é nítido, sem amparo em medidas científicas e desrespeitando autoridades sanitárias nacionais e internacionais, na linha do Presidente da República, uma possível gestão frente à Anvisa que desrespeite às orientações das autoridades sanitárias pode levar a uma tragédia sem precedentes no nosso país”, dizem os parlamentares.

Já o líder do PSB na Câmara Alessandro Molon, afirmou que a presença do presidente da Anvisa na Câmara é importante para averiguar se há eventual interferência política na autarquia.

"É estarrecedor que o presidente da República venha a público nas redes sociais comemorar a morte de um voluntário e o que um suposto fracasso de uma vacina destinada a enfrentar uma pandemia tão terrível. É também inaceitável que a Anvisa se preste ao papel de fazer parte deste jogo político baixo. Para prestar esclarecimentos ao Poder Legislativo sobre este absurdo, estou apresentando um requerimento de convocação do ministro da saúde e do presidente da Anvisa”

Para ser aprovada a convocação, o requerimento deve ser aprovado em plenário.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!