Psol pede que MPF investigue campanha do governo pelo fim do isolamento

A bancada do Psol na Câmara dos Deputados apresentou ao Ministério Público Federal uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que sejam instaurados inquéritos civil ou criminal para investigar a campanha negacionista do governo federal nesta pandemia do novo coronavírus.

Governo faz campanha institucional contra medida de combate ao coronavírus

A campanha “O Brasil não pode parar” – lançada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República nas redes sociais –, defende que apenas idosos e pessoas com doenças pré-existentes fiquem em casa. Mesmo contrariando as recomendações das principais autoridades mundiais no assunto, Bolsonaro alega que o fim do confinamento é necessário para a retomada econômica.

“A utilização de canais oficiais de comunicações do governo não pode ser contaminada por opiniões sem embasamento técnico e científico. O caso em tela fere, evidentemente, os princípios constitucionais e incorrendo nos artigos descritos na lei de improbidade administrativa, além do Código Penal, como veremos adiante“, argumentam os dez deputados federais do partido.

Pesquisadores de Oxford projetam 478 mil mortes por covid-19 no Brasil

A representação é também contra o secretário especial de Comunicação Social da Secretaria Geral da Presidência da República (Secom), Fabio Wajngarten, que está afastado justamento por contaminação pelo covid-19, e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos Baptista.

O documento argumenta que, ao se valerem dos cargos para divulgar medidas contrárias às recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, as autoridades colocaram em risco a saúde pública do povo brasileiro.

A representação foi enviada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, ao Ministério Público Federal e à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC)

Leia aqui a íntegra da representação.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!