Prefeito de São Paulo anuncia reabertura de bares e restaurantes

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (3), que na próxima segunda-feira (6) a capital paulista reabrirá bares, restaurantes e salões de beleza. Segundo ele, a reabertura contará com medidas de segurança como distanciamento de dois metros entre as pessoas, funcionamento com 40% da capacidade do estabelecimento e jornadas reduzidas.

>Ministério bloqueia auxílio emergencial à esposa de Queiroz

O prefeito explica que a pandemia de coronavírus na cidade está em fase amarela, quando começa a desacelerar. De acordo com o Plano São Paulo, estratégia do governo para enfrentar a crise sanitária, nesta etapa fica permitida a reabertura de mais estabelecimentos e o tempo de abertura do comércio e shoppings pode ser ampliado de 4 horas para 6 horas.

As novas medidas serão detalhadas em um protocolo que será publicado na manhã deste sábado (4), segundo o prefeito Bruno Covas.

A possibilidade de liberação das academias e espaços culturais ainda está sendo analisada pela prefeitura da capital. O governador do estado, João Doria (PSDB), anunciou que a autorização para reabertura dessas atividades será antecipada para as cidades em fase amarela, cabendo a cada município paulista definir quando permitirá o funcionamento desta atividade, de acordo com a situação de cada lugar.

O estado de São Paulo é o estado brasileiro com maior número de casos de covid-19 e de óbitos em decorrência da doença do país. Ao todo são 302.179 casos confirmados e 15.351 mortes registradas desde o início da pandemia. A capital do estado contabiliza 134.984 casos confirmados e 7.307 óbitos segundo o painel do Congresso em Foco.

A cidade do Rio de Janeiro reabriu os bares e restaurantes na última quinta-feira (2), a noite de reabertura foi marcada por desrespeito às medidas de distanciamento social e utilização de máscaras determinada pelo governo.

>MP no TCU pede suspensão do auxílio emergencial: “Por filhos de brasileiros”

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!