Partidos querem CPI para investigar gastos do governo com pandemia

Após relatório de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) que demonstra que o Governo Federal deixou de gastar 71% da verba prevista para o enfrentamento da covid-19, o PV, PSB, PDT, Rede e Cidadania se reuniram para solicitar a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apure o direcionamento dos recursos destinados ao combate da pandemia .

O relatório do TCU, finalizado no dia 15 de julho deste ano, demonstra que apenas R$ 1,3 bilhão de um montante de R$11, 4 bilhões foi empregado pelo governo, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Os partidos pedem aos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), que as ações do Palácio do Planalto e do Ministério da Saúde sejam investigadas por meio da CPMI.

Em nota, os dirigentes e presidentes das siglas argumentam que, além do impacto na saúde pública, a retenção das verbas pode ter outros desdobramentos e punições. "Se a não liberação dos recursos teve, além da desídia, ação dolosa de retaliação a adversários políticos, contribuindo para a morte de milhares de inocentes, será ainda o caso de levar seus perpetradores ao Tribunal Penal Internacional de Haia", diz trecho.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!