Ex-deputado José Mentor está na UTI com diagnóstico de covid-19

O ex-deputado federal José Mentor (PT-SP) está internado em estado delicado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Segundo informação do UOL, o diagnóstico é de covid-19 e o caso está sendo acompanhado pelo cardiologista Carlos Serrano e pelo infectologista David Uip.

Mentor, que é advogado, foi deputado federal por quatro legislaturas, entre 2003 e 2019. Em 2017, o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou o então deputado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro ao Supremo Tribunal Federal (STF), em inquérito aberto no âmbito da Operação Lava Jato. Ele também teve seu nome envolvido no Mensalão, mas a Câmara absolveu  o deputado da acusação de envolvimento no esquema.

O ex-deputado foi relator da CPI do banco Banestado. O caso ficou conhecido por ser o foco de uma das maiores fraudes financeiras já registradas no país: a remessa, entre 1998 e 2002, de pelo menos R$ 120 bilhões para o exterior por meio de contas abertas em nome de laranjas e de empresas "offshore" operadas por doleiros, usualmente para ocultar dinheiro de caixa dois de empresários e recursos oriundos de corrupção. Na época, o ex-juiz Sergio Moro conduziu o caso.

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!