Doses da vacina AstraZeneca devem chegar ao Brasil nesta sexta, diz governo

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (21) que dois milhões de doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford devem chegar ao Brasil na tarde desta sexta-feira (22).

De acordo com a pasta, a carga virá da Índia em voo comercial e pousará no Aeroporto de Guarulhos. Após os trâmites alfandegários, o material deve seguir, também em uma aeronave comercial, para o aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

A vacina da AstraZeneca é a principal aposta do governo federal para o Plano Nacional de Imunização. Além dos dois milhões de doses prontas que virão da Índia, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pretende produzir ao menos mais 100,4 milhões de doses aqui no Brasil.

A previsão inicial era que as doses produzidas pelo laboratório indiano Serum já estivessem no Brasil. Em um ato bastante midiático na semana passada, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújochegou a anunciar que um avião iria buscar as vacinas.

A pompa e publicidade da ação desagradaram Nova Delhi que, em poucos dias, mudou o discurso e desistiu da venda. O avião brasileiro, já adesivado com a campanha do SUS, teve de ser utilizado em outras operações.

O ministro vive uma semana de incertezas quanto à sua permanência no cargo. A inabilidade diplomática também é apontada por analistas internos como motivo para o atraso na compra de vacina da Índia.

O governo federal já admite que ataques de autoridades brasileiras, inclusive de Ernesto e do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a autoridades chinesas estão atrapalhando a importação de insumos para a produção de doses de vacinas contra a covid-19 no Brasil.

O atraso no envio dos insumos vindos da Índia fez a Fiocruz adiar, de fevereiro para março, a entrega das primeiras doses do imunizante.

Leia a íntegra da nota: 

O Ministério da Saúde informa que as 2 milhões de doses da AstraZeneca devem chegar ao Brasil nesta sexta-feira, 22, no fim da tarde. A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de janeiro.

Mais detalhes e informações sobre credenciamento de imprensa serão divulgados em breve.

> Atraso em insumos faz Fiocruz adiar entrega de vacinas para março

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!