Comissão quer ouvir Nelson Teich na Câmara na próxima semana

A comissão externa de combate ao novo coronavírus aprovou, nesta quarta-feira (22), convite para que o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, fale sobre as estratégias para enfrentamento da pandemia. A previsão é de que a audiência ocorra na próxima semana, em data a ser definida.

Advogados pedem afastamento de Bolsonaro ao STF; pedido preocupa o Planalto

O ofício da comissão, aprovado de forma consensual pelos membros do colegiado, será encaminhado ao ministro. Se Teich comparecer, será a primeira vez que falará com parlamentares desde que foi empossado. Em quase uma semana de trabalho, o ministro ainda não participou das coletivas diárias no Palácio do Planalto e suspendeu também as coletivas diárias com informações técnicas da pasta.

“Esta comissão precisa manter a interlocução com o Ministério da Saúde. A fala do ministro é de suma importância para que a sociedade tome conhecimento das ações que serão colocadas em prática para reduzir essa pandemia”, afirmou a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), relatora da comissão e presidente da Frente Parlamentar da Saúde.

Criada em fevereiro, a comissão é presidida pelo deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) e tem debatido, de forma semi-presencial, ações preventivas para combate à covid-19.

Outros requerimentos

Empossado em 16 de abril, Teich vem sido cobrado por deputados para que apresente seu plano de gestão e os compromissos que assume no combate à pandemia do novo coronavírus.

Na semana passada, o Psol apresentou dois requerimentos: um de informação e outro de convocação. O partido enviou 33 perguntas ao ministro referentes à testagem realizada no país e à distribuição dos respiradores, entre outros pontos. A bancada do partido também pediu comparecimento obrigatório do ministro para prestar esclarecimentos sobre o seu plano de trabalho frente ao Ministério. Este último requerimento não foi aprovado.

> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país  

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!