Maia cobra transparência de Pazuello em dados sobre covid-19

A Comissão Externa do Coronavírus, instalada na Câmara, recebeu nesta terça-feira (9), o ministro interino da saúde, general Eduardo Pazuello, para discutir a mudança de critérios adotada pela pasta para o painel de informações da covid-19. No último sábado (6), o coordenador da comissão, deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) e a relatora deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) enviaram um ofício ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), solicitando que Ministério da Saúde, TCU e Conass enviem diariamente à Câmara todos os dados consolidados sobre o novo coronavírus.

> Navegue no painel da covid-19

Após críticas de omissão do Ministério da Saúde quanto ao números de óbitos e casos de covid-19 no país, Pazuello defendeu a transparência da pasta. "A gente vai chegar à conclusão simples de que a ideia é a transparência total. A ideia é que todos tenham todos os dados que precisem para fazer a melhor gestão e acompanhamento".

Durante a reunião, Maia enfatizou a necessidade de transparência e comunicação do órgão. “Nós estamos aqui por um problema claro de comunicação do governo com a sociedade, com os governadores, com os prefeitos e com o Parlamento”, disse.

“O que nós queremos é que todos os brasileiros tenham transparência na divulgação desses dados. O que ocorreu nos últimos dias foi exatamente o contrário, pelo menos do ponto de vista da relação de diálogo do governo com o Parlamento e a sociedade. Nós queremos organizar de uma forma que a gente saia daqui hoje com a tranquilidade de que os dados apresentados, de forma online, do número de contaminados e, infelizmente, de óbitos ”, concluiu Maia.

Ao ser questionado sobre a mudança na apresentação apenas dos óbitos diários e não mais dos confirmados nas últimas 24 horas, independentemente se ocorreram no dia da divulgação do boletim ou não, o ministro interino disse que todos os registros serão lançados na nova plataforma do ministério. "Nos é passado os registros independentemente se foi colocado de um jeito ou do outro, os dados que chegam para nós são os dados de registro. Não há, nunca houve e nunca  haverá discussão se vai ser lançado ou não. Todos serão lançados, sempre foram e sempre serão”, frisou.

Veja o vídeo da reunião:

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!