Anvisa aprova uso emergencial da vacina da Janssen

A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) aprovou, nesta quarta-feira (31), a autorização para uso emergencial da vacina Janssen contra a covid-19. A decisão foi unânime, com o apoio dos cinco diretores.

De acordo com a Anvisa, a vacina da Janssen é indicada para pessoas acima de 18 anos e é aplicado em dose única. O imunizante apresentou nos testes 66,9% de eficácia para casos leves e moderados e 76,7% de eficácia para casos graves, após 14 dias da aplicação.

O prazo de validade é de três meses quando armazenado na temperatura entre 2°C a 8°C. Após aberto, o frasco pode ser utilizado em até seis horas.

Além da Janssen, já está aprovado o uso no Brasil das vacinas Coronavac e AstraZeneca. A vacina da Janssen já está autorizada, de forma emergencial ou provisória, em diversos países, como Estados Unidos, Canadá e na Europa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) também recomendou o uso emergencial da vacina em todos os países.

"Seja você também um agente desse 'contágio do bem': divulgue, esclareça e convença aqueles que ainda manifestam dúvidas, quanto às vacinas e às medidas de prevenção. A sua fala, o seu comportamento, o seu exemplo, salvam vidas, valorizam o presente, garantem o futuro", afirmou o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

Continuar lendo