Thomaz Pires
Hoje, quinta-feira (24), é véspera de Natal. Para este dia mais leve, o Congresso em Foco resolveu dar de presente aos seus leitores um joguinho. O ano de 2009 foi recheado de escândalos políticos no Senado e Câmara dos Deputados. Além do excesso de denúncias e paralisia, outros episódios importantes marcaram os doze meses do ano. Pensando nesse apanhado geral e clima de retrospectiva, o Congresso em Foco preparou um Quizz para testar seus conhecimentos sobre o noticiários ao logo do ano.
O Quizz não obedece ordem cronológica. Incluímos perguntas sobres assuntos diversos na política a aproveitamos para lançar outros temas como política internacional e futebol. Basta escolher uma alternativa, entre as quatro disponíveis, e verificar a pontuação ao final. Para facilitar ainda mais a avaliação, é possível observar o nível de conhecimento com um quadro montado. Boa sorte.
1- O escândalo que acabou conhecido como a “farra das passagens aéreas” envolveu um parlamentar que resolveu presentear a então namorada e apresentadora de TV, Adriane Galisteu, com um bilhete para Miami tirado da cota parlamentar. Quem foi o galanteador?
A- Sarney Filho (PV-AC)
B- Edison Lobão (DEM-MA)
C- Rodrigo Rolemberg (PSB-DF)
D- Fábio Faria (PMN-RN)
2- O Conselho de Ética da Câmara absolveu um parlamentar que ficou conhecido como “o deputado do castelo”. O parlamentar foi acusado de omitir da Justiça eleitoral uma propriedade estimada em R$ 25 milhões e usar indevidamente a verba indenizatória com sua empresa de segurança. Quem é a figura?
A- José Genoíno (PT-SP)
B- Ronaldo Caiado (DEM-GO)
C- Edmar Moreira (sem partido-MG)
D- Geraldo Magela (PT-DF)
3 – Nas investigações sobre as denúncias contra o “deputado do castelo”, o relator sobre o caso ignorou as pressões da sociedade e inocentou o parlamentar. Diante da reação, respondeu o seguinte: “Estou me lixando para a opinião pública”. Quem é o aloprado?
A- Sérgio Moraes (PTB-RS)
B- Gustavo Fruet (PSDB-PR)
C- Sérgio Barradas (PT-BA)
D- Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ)
4- No escândalo que por pouco não representou a renúncia do presidente do Senado, José Sarney, despachos administrativos passaram a ser alvo de apurações da primeira secretaria. O Caso ficou conhecido como o escândalo dos “Atos secretos”. Nas apurações, ficou confirmado que o peemedebista empregou o namorado de um familiar. Quem era o parente?
A- Sobrinha
B- Neta
C- Prima
D- Bisneta
5- No auge da crise dos atos secretos, a “tropa de choque” do presidente José Sarney (PMDN-AP) resolveu partir para o ataque. Em uma sessão aparentemente simples, o senador Pedro Simom (PMDN-RS) foi praticamente escorraçado verbalmente por um oligarca da política, que o chamou de “parlapatão” e mandou engolir as palavras. Quem foi?
A- Fernando Collor (PTB-AL)
B- Renan Calheiros (PMDB-AL)
C- Wellington Salgado (PMDB-MG)
D- Romero Jucá (PMDB-PR)
6- Com a aprovação popular em alta até o meio do ano, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama amargou uma vitória que mexeu com a população e teve como protagonista o Brasil. Do que se trata a perda?
A- Metas de redução de gás carbônico
B- Acordo de formação de um novo bloco econômico
C- Jogos da Olimpíadas de 2016
D- Jogos da Copa do Mundo de 2014
7 – O senador Eduardo Suplicy causou rebuliços no plenário do Senado ao apresentar um cartão vermelho gigante em plena sessão ordinária. Contra quem o parlamentar protestava e pretendia mandar para o “chuveiro”.
A-Heráclito Fortes (DEM-PI)
B-Marconi Perilo (PSDB-GO)
C-José Sarney (PMDB-AM)
D-Renan Calheiros (PMDB-AL)
8- O Congresso Nacional recebeu neste ano um projeto de iniciativa popular, com quase 1,5 milhão de assinaturas, para combater a corrupção. A proposta busca evitar a candidatura do político que tiver qualquer condenação em primeira instância. De que projeto estamos falando?
A- Ficha limpa
B- Mudança na Lei Rouanet
C- Fim do foro provilegiado
D- Estatuto da igualdade racial
9 – A quarta edição do prêmio Congresso em Foco elegeu, com o voto dos internautas, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e a deputada Manuela Dávila (PCdoB-RS) em qual categoria?
A- Combate à Corrupção
B- Destaque na educação
C- Defesa ao meio ambiente
D- Parlamentar do ano
10 – Entre as quatro equipes rebaixadas para a segundona do Brasileirão, uma delas comemorava neste ano o centenário de criação do clube. A derrota representou a ira da torcida, que promoveu um grande quebra-quebra na última rodada do campeonato. De que clube estamos falando?
A- Fluminense
B- Sport Recife
C- Goiás
D- Coritiba
Clique aqui para ver as respostas certas
Clique aqui para saber como anda seu conhecimento do noticiário de 2009