Rodrigo de Brito Sá*
Monsenhor Hipólito, meu amado e pacato município, é o melhor lugar do mundo e uma peça importante nesse grande quebra-cabeça que forma o meu país. É um lugar pequeno, mas rico pela inteligência e sabedoria de pessoas simples e fortes que lutam, fervorosamente, pelos seus ideais. Assim é o meu lugar, uma gota d’água nesse imenso oceano chamado Brasil, retrato fiel dessa grande nação.
Situado no interior do Piauí, polígono da seca do semiárido nordestino, foi emancipado em 1957 e conta, hoje, com aproximadamente oito mil habitantes. Um povo que, ao longo do tempo, vem construindo uma rica história e demonstrando a força e o desejo de vencer. Um lugar de gente que, assim como todos os brasileiros, apesar dos obstáculos, insiste em alcançar seus objetivos sempre na perspectiva de progredir.
A agricultura e a pecuária são as maiores fontes de renda e pilares de sustentação da economia de nosso povo que, mesmo diante das dificuldades causadas pelas frequentes secas que assolam este torrão, não para no tempo, ergue a bandeira da garra e da luta em busca do melhor para sua gente.
Meu município é referência em educação, fato que tem nos causado muito orgulho pelas conquistas de vários prêmios a nível estadual e nacional, resultado do potencial cultural e intelectual que emana das pessoas que vivem aqui. Assim é o meu lugar, assim é o hipolitano, gente forte e perseverante que não se cansa de lutar para encontrar a forma perfeita de encaixar-se, corretamente, na construção desse quebra-cabeça brasileiro.
Mesmo pequeno e difícil de vê-lo no mapa, aqui se agrega talentos que se revelam na política, na cultura, na educação e na economia. Por isso, somos, sim, importantes. Temos, sim, grandes ideais. Fazemos, sim, parte de um Brasil grandioso. E temos, sim, orgulho de ser peça fundamental e indispensável que completa esse imenso quebra-cabeça que é o meu querido Brasil.
*Rodrigo de Brito Sá, 17 anos, é aluno da Unidade Escolar José Alves Bezerra, no município de Monsenhor Hipólito, Piauí. O texto acima obteve o 3º lugar entre as redações do Projeto Jovem Senador 2012, que teve como tema “Meu município, meu Brasil”.
Leia ainda: