O PT corre o risco de perder mais um posto no Congresso. O deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) pretendia ser reconduzido por consenso na coordenação da bancada do Nordeste na Câmara, mas terá de enfrentar concorrentes. Os deputados Gonzaga Patriota (PSB-PE), Betinho Rosado (DEM-RN) e Júlio César (DEM-PI) querem o lugar do petista baiano.
A disputa pela coordenação da bancada do Nordeste, formada por 151 deputados, costuma despertar pouco interesse na Câmara. Muito menos do que as eleições de líderes de partidos e presidentes de comissões, por exemplo. Desta vez, porém, haverá confronto na eleição prevista para a próxima semana.
A coordenação da bancada nordestina é um dos poucos postos preservados pelo PT. Nas disputas internas do Congresso, o partido perdeu os cargos mais importantes, como as presidências da Câmara, do Senado e das principais comissões.
A presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ontem (11), na reunião da bancada ajudou Zezéu Ribeiro a mostrar prestígio com a provável candidata do governo ao Palácio do Planalto. Durante uma hora, a ministra apresentou um balanço dos indicadores econômicos e sociais do governo no Nordeste (leia mais).
Com pose de candidata, a ministra mostrou-se otimista em relação à região. “A visita da ministra mostra que o Nordeste é prioridade do governo Lula. Não deixa dúvida que o governo do PT é o que mais se preocupou com o Nordeste”, disse ao Congresso em Foco o deputado petista Fernando Ferro (PE).
Agenda
Zezéu confirmou ao site o interesse em continuar na coordenação. “Tenho a sinalização de pessoas que querem muito que eu continue, mas fui surpreendido com outros nomes que disseram que também queriam concorrer”, disse o baiano. Sobre a estratégica presença da ministra na reunião da bancada, Zezéu desconversou: “A vinda da ministra foi questão de agenda. Dentro da bancada do Nordeste não tem isso de partido. Temos uma abordagem suprapartidária”, completou.
Gonzaga Patriota (PSB-PE) parece o mais engajado em substituir Zezéu. Partidos da minoria e governistas devem acompanhar o pernambucano. “No meu entender só tem um candidato que é o Gonzaga Patriota”, disse o deputado Edgar Mão Branca (PV-BA).
O deputado Maurício Rands (PT-PE) gosta do nome de Patriota, mas apóia o petista. “O Zezéu está fazendo um grande trabalho e é razoável que continue por mais um tempo”, disse Rands .
A oposição, entretanto, também quer conquistar a coordenadoria da segunda maior bancada regional da Câmara. Entre os nomes sugeridos estão os deputados Betinho Rosado (DEM-RN) e Júlio César (DEM-PI). “O deputado [Zezéu] quando foi eleito disse que seria coordenador só por um ano. Ele já está há dois e quer ficar perpétuo. Acho que é bom ter uma alternância”, disse Júlio César ao site.
Além da presença estratégica da ministra Dilma na reunião da bancada, a ala petista da bancada do Nordeste espera que Zezéu conte com a bênção do presidente Lula. O deputado petista se prepara para apresentar ao presidente um relatório com as demandas da bancada. O parlamentar pretende levar o documento antes da eleição de coordenador da bancada, prevista para a próxima semana. “Queremos levar nossas proposições para a Lula. Mas isso depende da agenda dele”, disse Zezéu.