Antes do segundo turno, que será disputado no próximo dia 26 em 29 municípios, é impossível tirar conclusões definitivas sobre os resultados das eleições municipais. Mas, de acordo com levantamento feito pelo Congresso em Foco (veja o resultado nas capitais e nos municípios com mais de 200 mil eleitores), a votação de ontem (domingo, 5) já emitiu sinais importantes. Alguns deles:
1) O governo enfrentará o governo em 15 dos 29 municípios em que haverá segundo turno.
Partidos da base governista estarão de lados opostos na maioria das cidades em que os eleitores serão chamados novamente às urnas. O confronto governo X governo ocorrerá, inclusive, em algumas das maiores metrópoles brasileiras, como Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. Em sete cidades, o PT participará desse enfrentamento. Seus adversários mais freqüentes serão o PMDB e o PSB.
2) Prefeitos se reelegem em 36 dos 79 principais colégios eleitorais.
Dos 79 principais colégios eleitorais do país, formados pelas 26 capitais de estados e pelas cidades com mais de 200 mil eleitores, 50 definiram ontem seus novos prefeitos e não precisarão realizar segundo turno. Dessas 50 cidades, nada menos que 36 (72%) reelegeram os atuais prefeitos. Em boa parte dos 14 municípios restantes, os eleitos ontem são ex-prefeitos. Números que sinalizam uma mensagem duplamente eloqüente: a força eleitoral de quem detém a máquina e o peso da continuidade/experiência nas escolhas dos eleitores.
3) PT, o grande vitorioso do primeiro turno.
O PT venceu em 13 dos 79 principais colégios eleitorais. E ainda irá para o segundo round da batalha eleitoral em 15 cidades. O partido, que hoje possui 17 prefeitos nesses municípios, poderá (pelo menos em tese) conquistar até 28 prefeituras nos grandes centros urbanos. Ressalte-se, porém, que a sorte final do PT vai ser selada no segundo turno, quando estará em jogo o destino da maior cidade brasileira. Lá, vale acrescentar, a petista Marta Suplicy começou mal a disputa, chegando atrás de Gilberto Kassab (DEM).
4) PMDB em ascensão
O PMDB, que atualmente governa 14 dos 79 municípios citados, poderá passar a administrar 21. Já garantiu a eleição de dez prefeitos das grandes cidades.
5) Demais partidos
A anunciada sentença de morte do DEM não se confirmou. Apesar de ter ficado fora da disputa em Salvador, o partido assegurou a vitória, no primeiro turno, em quatro grandes municípios e chegou na dianteira na mais rica e populosa cidade brasileira. Além de São Paulo, disputará o segundo turno – também contra o PT – em Joinville, maior colégio eleitoral de Santa Catarina.
Apesar do crescimento do PT e do PMDB nos grandes centros, o PSDB soube manter seu naco de poder nas maiores cidades. Em nove delas, garantiu a ontem a vitória. Em outras dez, disputará o segundo turno.
Deixe um comentário