Heitor Peixoto*
Semanalmente, trago ao Fórum deste combativo Congresso em Foco rápidas análises sobre o dia-a-dia do Poder Legislativo: projetos de lei polêmicos, tramitações emperradas, discursos e debates sobre os mais diversos temas de interesse social, pautados sobretudo pelo Congresso Nacional.
Alguns assuntos despertam verdadeiras paixões, e, como nas duas últimas semanas, uma avalanche de comentários, desabafos e até protestos raivosos por parte dos leitores. Um movimento natural, quando o que se está em jogo é a agenda pública.
Igualmente natural, na minha modesta opinião, é que aqui também sejam mostradas as boas ideias do Legislativo, um Poder que pode e deve prezar pela faceta de ser o mais próximo do cidadão. O que dizer sobre o curso virtual de iniciação política oferecido gratuitamente pela Assembleia Legislativa de São Paulo? Você viu aqui.
E a boa nova desta vez vem de Minas. Desde anteontem (15), a Assembleia Legislativa do estado promove o Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, que se apresenta como um dos principais eventos do ano no Legislativo mineiro.
Ao todo, serão dez grandes encontros entre deputados, personalidades de notório conhecimento, e, é claro, sociedade civil, com uma pauta que abarca Assistência Social, Cultura, Defesa Social, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Direitos Humanos, Educação, Esporte e Juventude, Governança Regional e Urbana, Meio Ambiente e Saúde.
Dez grandes eixos temáticos e um objetivo ainda maior: construir a pauta do parlamento mineiro para os próximos anos. Inicialmente, pretende-se levantar as prioridades para o biênio 2011-2012, mas o evento integra também o direcionamento estratégico da Casa para toda a década. Um debate que avançará por duas legislaturas e meia. Ou seja, um esforço que vai além de mandatos, partidos, composições de blocos, bancadas e da própria mesa diretora, recém-eleita.
Além dos participantes que se inscreveram para as discussões que acontecerão no plenário da Casa legislativa mineira, toda a população está sendo convidada a também ser protagonista do fórum, através de uma consulta pública sobre cada um dos dez temas, que estará disponível até o final deste mês no site da Assembleia. Até a 0h de hoje (17), os mineiros já tinham enviado mais de 450 sugestões.
Em suma, por todo o Brasil, o ano legislativo está apenas começando. Iniciativas como a que vem de Minas mostram que ele pode ser mais ou menos frutífero, e que isso passa necessariamente pelo comprometimento e pela atuação de cada cidadão. Pois como se diz por aqui, a participação não termina no voto.
*É repórter da TV Assembleia MG. www.twitter.com/heitor_peixoto