Assim como os levantamentos do Ibope e do Datafolha desta semana, a pesquisa do instituto Vox Populi divulgada pela revista Carta Capital, que começa a circular nas bancas hoje, apresenta o presidente Lula, candidato ainda não anunciado oficialmente pelo PT, como virtualmente reeleito já no primeiro turno.
Em cenário sem nomes do PMDB, o mais provável, Lula tem 49% dos votos – 26 pontos à frente do pré-candidato tucano Geraldo Alckmin, que soma 23% das intenções de voto. Nesse cenário, a pré-candidata do Psol, Heloísa Helena, tem 6%. Todos os demais candidatos têm menos de 2% das intenções de voto. Os votos nulos e brancos somam 8%, e 10% dos entrevistados não soube ou não quis declarar em quem votaria para presidente.
Se a eleição fosse hoje, Lula seria reeleito em primeiro turno com esses números. O percentual do presidente indica que ele teria, aproximadamente, 60% dos votos válidos.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Publicada em parceria com a TV Bandeirantes, a pesquisa ouviu 2.001 eleitores entre os dias 27 e 28 de maio, residentes em 121 municípios, distribuídos por todos os Estados brasileiros.
Leia também
Com PMDB
A pesquisa também projetou cenários com candidatos do PMDB. Se o ex-governador do Rio Anthony Garotinho fosse o candidato peemedebista, Lula teria 47% das intenções de voto, contra 21% de Alckmin, 6% de Garotinho, seguidos por Heloísa Helena (5%). Os demais candidatos teriam até 2% de votos.
Se o senador Pedro Simon (RS) fosse o escolhido pelo PMDB, Lula ganharia dois pontos e teria 49% dos votos, seguido por 23% de Alckmin, 6% de Helena. Os demais candidatos alcançariam até dois pontos no levantamento.