Rudolfo Lago
Na primeira pesquisa divulgada após a oficialização das candidaturas presidenciais, a candidata do PT, Dilma Rousseff, dá uma arrancada sobre seu principal adversário, José Serra, do PSDB. De acordo com a pesquisa, Dilma abriu oito pontos percentuais de vantagem sobre Serra.
É também essa mesma vantagem, de oito pontos, que ela tem sobre Serra na simulação do segundo turno. De acordo com o Vox Populi, Dilma tem 41% das intenções de voto, contra 33% de Serra, e 8% de Marina Silva, do PV. Dos candidatos ditos nanicos, José Maria Eymael, do PSDC, tem 1%. Os demais candidatos tiveram menção abaixo de 1%. Os votos brancos e nulos somam 4%, e 13% dos entrevistados ainda se mostram indecisos. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
Em comparação com a sondagem anterior (que incluía 11 postulantes à Presidência, e não os nove que oficializaram de fato suas candidaturas), Dilma subiu um ponto percentual, e Serra caiu dois pontos. Ela tinha 40% e ele 35%. Marina Silva manteve o mesmo percentual de 8%. A diferença entre Dilma e Serra, que era de cinco pontos, subiu agora para oito.
Na simulação de segundo turno, Dilma tem 46%, e Serra 38%. Na pesquisa espontânea, em que não é apresentada ao eleitor uma lista de candidatos, Dilma também lidera, com 28%, seguida de Serra com 21% e Marina com 4%. Embora não seja candidato, na pesquisa espontânea o presidente Lula aparece com 4% e o “candidato indicado por ele” com 1%.
A ex-ministra da Casa Civil tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde chega a 54% contra 24% de Serra e 5% de Marina. O ex-governador de São Paulo vai melhor na região Sul, onde tem 39% contra 35% da petista e 7% de Marina. Ele também está na frente na região Sudeste, com 36% contra 34% de Dilma e 10% de Marina.
A petista lidera tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Ela tem 43% das intenções do eleitorado masculino contra 34% de Serra e 7% de Marina. No eleitorado feminino, Dilma tem 38%, Serra 32% e Marina 9%. A ex-ministra é a preferida em todas as faixas e níveis de ensino.
Quanto à renda familiar, Serra está na frente, dentro da margem de erro, entre os que ganham mais de cinco salários mínimos com 37% a 36% de Dilma e 11% de Marina. A petista tem o menor índice de rejeição, 17%, contra 24% de Serra e 20% da senadora do PV. O Vox Populi ouviu 3.000 eleitores entre os dias 17 e 20 de julho. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.920/10.
Dilma continua menos conhecida do que Serra. Segundo o Vox Populi, 63% dos entrevistados conhecem bem ou tem algumas informações sobre Dilma enquanto Serra chega a 73%. Entre os que conhecem os candidatos só de nome Dilma tem 31% contra 24% do tucano.
(Com informações do iG)