Acabou agora há pouco a sessão ordinária da Câmara dos Deputados que tinha em pauta, entre outras coisas, a medida provisória para decidir o aumento para os aposentados. De acordo com informações da Agência Câmara, estavam presentes no plenário 245 deputados, mas por falta de oradores a sessão foi encerrada e transferida para a próxima segunda-feira (13).
Por ser véspera de feriado, no entanto, é improvável que a Câmara consiga quorum mínimo para votar as MPs da pauta. O vice-líder do PSDB, Luiz Carlos Hauly (PR) falou ao Congresso em Foco que "votação agora só daqui a duas semanas". A explicação do deputado para o adiamento foi o tamanho do país. "O parlamento movimenta o Brasil inteiro, não é como na Suécia que os parlamentares estão a 100 km do Congresso. O Brasil tem dimensões continentais", argumentou.
MP dos aposentados
Embora ainda não tenham chegado a um consenso, governo e oposição estudam a proposta que limita o aumento de 16,6%, pleiteado pela oposição, apenas para os aposentados que ganham até quatro salários mínimos. Os demais aposentados ficariam com os 5,01% de aumento conforme defende o governo.
Leia também
"Essa é uma proposta menos ruim que pode gerar consenso", disse Luiz Carlos Hauly. (Lúcio Lambranho e Soraia Costa)