Embora as seções eleitorais ainda não tenham sido abertas no Brasil, a disputa presidencial brasileira já começou para muitos eleitores residentes em outros países. Os primeiros locais a terem abertas as seções foram Austrália e Nova Zelândia.
Por causa do fuso horário, nestes locais a votação teve início às 19h (horário de Brasília) de ontem (28). Às 20h foram abertas as urnas para os brasileiros que moram no Japão.
Por outro lado, as cidades de São Francisco e Los Angeles, nos Estados Unidos serão as últimas a encerrar as votações. Lá as urnas serão fechadas às 21h (horário de Brasília).
Na maior parte dos países da América do Sul e América Central, a votação será encerrada às 19h (horário de Brasília). Nesse horário serão lacradas as urnas no Peru, Chile, Venezuela, Colômbia, Cuba, República Dominicana, México, Guatemala, Costa Rica e Honduras. Na Argentina, Uruguai, Guiana, Suriname e Guiana Francesa o pleito acabará às 17h.
Em Israel, a votação será encerrada ainda pela manhã, às 11h (horário de Brasília). Na Suécia, Rússia, Alemanha, Itália e Grécia , o processo eleitoral terminará às 12h (horário de Brasília). Em Portugal, Espanha e Inglaterra a votação acabará às 13h (horário de Brasília).
Leia também
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal é o responsável pela votação no exterior. No total foram montadas seções eleitorais em 77 países, nas quais serão usadas 240 urnas eletrônicas e 52 urnas de lona para votação em cédulas de papel.