O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Marco Maciel (DEM-PE) disse hoje (12) que acredita que a votação da CPMF na comissão pode acontecer apenas amanhã ou na quarta-feira (14). Nesta tarde a comissão se prepapra para apreciar o relatório da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), contrário à renovação do tributo.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) disse, logo que chegou à sala da comissão, que seu voto em separado a favor da CPMF está pronto. Ele lembrou ainda que ao final do dia terá uma reunião com o presidente Lula para tratar do assunto.
A reunião de hoje da CCJ é previsível. Após a leitura do relatório de Kátia Abreu, os governistas devem fazer um pedido de vistas coletivas, o que adiará a votação. O prazo para a votação a partir do pedido é de 24 horas.
Independentemente do resultado na comissão, no entanto, quem decidirá se a CPMF continua ou não é o Plenário do Senado. A reunião da CCJ, que estava marcada para as 14h, só começou agora, às 14h43. (Eduardo Militão)
Leia também