Renata Camargo
A reunião da comissão especial da Câmara que votaria nesta quarta-feira (8) o projeto de lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial foi cancelada. Por causa da sessão extraordinária do plenário, para apreciação do projeto de lei da reforma eleitoral nesta tarde, a reunião foi desmarcada e deve ser retomada somente em agosto.
Segundo a assessoria do relator da proposta, deputado Antônio Roberto (PV-MG), a votação não tem data para ocorrer, mas já foi definido que não será realizada nova reunião antes do recesso parlamentar, iniciado no dia 18 de julho.
A votação do Estatuto da Igualdade Racial na Câmara é aguardada desde o início do ano passado, quando a proposta votada no Senado chegou à Câmara. Polêmico, o projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) prevê diretrizes para efetivar políticas de igualdade racial.
Entre os pontos polêmicos da proposta, está o capítulo que garante o acesso a terra para a população negra. O dispositivo que trata sobre a titulação de terras de comunidades remanescentes quilombolas teve que ser alterado pelo relator, mas, ainda assim, parlamentares da bancada ruralista estão descontentes com o artigo. (leia)
Leia aqui o relatório final do Estatuto de Igualdade Racial
Leia também:
Após polêmica, comissão vota hoje Estatuto da Igualdade Racial
Ministro pressiona por Estatuto da Igualdade Racial
Quilombolas protestam contra ofensiva ruralista
Cotas raciais enfrentam resistência silenciosa
Incra admite rever todos os processos quilombolas
Ruralista querem alterar decreto quilombola
Leia também