Por pouco, o ex-ministro e deputado José Dirceu (PT-SP) não ganhou mais uma semana de fôlego. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), anunciou hoje que o julgamento do processo de cassação do deputado Sandro Mabel (PL-GO) em Plenário será transferido do dia 9 para o dia 16 de novembro. Aldo chegou a cogitar a transferência para o dia 23, data previamente reservada para a votação do processo de Dirceu – o que jogaria, portanto, a votação de Dirceu para a quarta-feira seguinte, dia 30. No entanto, Aldo acredita que haverá quorum no dia 16, apesar do feriado da Proclamação da República, na véspera.
A decisão de se adiar a votação do processo de Mabel desta semana para a semana seguinte foi tomada porque não houve quorum na sessão de hoje. É preciso ocorrer a realização de duas sessões antes da votação da cassação. Para não adiar a votação do processo de Dirceu, Aldo tinha duas opções: realizar uma sessão noturna nesta quarta-feira para votar o processo de Mabel, ou então, apostar no quorum da quarta-feira seguinte, logo depois de um feriado.
Leia também
Assim, para manter a confirmação do dia 23 reservado para Dirceu, Aldo afirmou que fará um apelo aos líderes partidários para que haja o quorum mínimo de 51 deputados às segundas e às sextas-feiras, para viabilizar o cumprimento dos prazos regimentais de votação dos processos em tramitação no Conselho de Ética.