A Volkswagen melhorou sua proposta para a demissão de 3.600 funcionários na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) até 2008 e conseguiu a aprovação do plano pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para os cortes. Os trabalhadores ainda deverão analisar a proposta em assembléia na próxima quinta-feira (14). Até lá, a empresa não deve se pronunciar.
O sindicato e a montadora negociam o acordo desde a semana passada, quando a companhia suspendeu 1.800 demissões que já haviam sido comunicadas. Entre as principais mudanças na proposta da Volks estão melhorias nos benefícios que serão pagos aos trabalhadores que decidirem aderir ao plano de demissão voluntária e também a promessa de que na fábrica de São Bernardo serão fabricados dois novos modelos até 2009.
Apesar de ter informado aos trabalhadores que o Fox Europa deixará de ser produzido no ABC até julho de 2007, a montadora prometeu levar para São Bernardo a linha de montagem de uma picape e também de um novo carro que ainda está em projeto, apelidado de NF.
Leia também
Atualmente, a fábrica do ABC produz 940 veículos por dia dos modelos Gol, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi e do Fox exportado para a Europa. Em relação ao plano de demissões, a Volks decidiu pagar 1,4 salário por ano trabalhado aos funcionários que concordarem em sair até o dia 21 de novembro, quando termina o acordo de estabilidade de emprego.