O bairro de Pinheiros, em São Paulo, sedia, neste domingo (30), o segundo e último dia da Virada Política de 2018, um evento anual para discutir política, organizado por coletivos independentes sem ligação partidária.
Pensadores e pessoas engajadas participam de várias atividades gratuitas, como palestras, mesas e oficinas. No centro do debate, os temas da juventude na política, das fake news e da reforma política, entre outros.
Neste domingo, a virada teve início às 10h, com uma oficina para discutir as formas como os jovens procuram o engajamento político. Outras opções podem ser escolhidas ao longo do dia, como por exemplo um painel sobre inovações em governo, ou uma oficina intitulada “Como fazer Advocacy?”.
O advogado Lucas Vieira, 25 anos, viajou de Goiânia para participar do evento no sábado. Segundo Lucas, eventos como esse o motivam a seguir acreditando na educação política. “A Virada Política para mim é a materialização de um sonho. Sempre me inquietou essa ideia criada de distanciamento que há entre a política e as pessoas”, afirmou.
Leia também
A Virada Política termina neste domingo com a oficina e lançamento do livro “O vazio no poder: a reinvenção do ser político”, do ativista político Eduardo Rombauer.
O evento deste ano teve início com a “Pré-Virada”, no dia 22 de setembro, que promoveu o 2º Cine-Debates, com a exibição de filmes acompanhados de palestras e debates.
Ontem, um painel sobre o tema da presença das mulheres na política abriu oficialmente a a Virada Política de 2018, que se encerra neste domingo. Acesse aqui a programação do evento.