O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), foi agredido com empurrões e até chutes por um grupo de apoiadores do impeachment da presidente Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (31), no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza (CE). Aos gritos de “fora, PT!”, entre outras palavras de ordem, os manifestantes não só agrediram fisicamente o deputado petista como jogaram nele o que parecem ser cédulas falsas de dinheiro.
Confira no vídeo:
No momento das agressões, um homem de camisa vermelha acompanha o deputado até seu caro, tentando livrá-lo do ataque dos manifestantes. No vídeo, dá para ver o momento em que um deles desfere um chute contra José Guimarães. Depois do episódio, o petista diz estar acostumado com a hostilidade de adversários – “neofascistas” nesse caso, classificou o petista – por ter sido “forjado na luta”.
Leia a nota do deputado:
“O deputado federal, José Guimarães, líder do governo Dilma na Câmara, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio aos atos de violência e vandalismo cometidos por um grupo de neofascistas que o cercaram no momento de sua chegada a Fortaleza, no aeroporto Pinto Martins:
Leia também
O episódio é mais uma passagem lamentável do atual momento da política brasileira, marcada pelo ódio, pela perseguição e pela intolerância às posições divergentes.
Conforta-me saber que aqueles que me agridem são os mesmos que veneram defensores da ditadura militar e suas atrocidades. Não me deixarei abater por agressores sectários. Enquanto alguns estavam no aeroporto para me agredir, milhares estavam esperando na Praça do Dragão do Mar.
Sou forjado na luta, em mais de 30 anos de vida pública, sempre com muita coragem e trabalho. Assim como me atacam de forma covarde – da mesma forma que atacaram personagens do calibre do ministro Teori Zavascki e do jornalista Juca Kfouri, entre outros – atentam contra a democracia e a legalidade. Também por isso, jamais me curvarei.
José Guimarães
Deputado federal”