Os “mini-Pixulecos” foram entregues a 12 deputados de oposição e ao senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) pelos ativistas do grupo Revoltados Online, no salão verde da Câmara. Depois, os parlamentares entraram no plenário da Casa com os bonecos para revolta dos deputados da base do governo.
Leia também
A atitude dos parlamentares da oposição revoltou os congressistas ligados ao governo. Os parlamentares da base fizeram atos de desagravo tanto em favor do ex-presidente Lula, quanto em apoio a presidente Dilma Rousseff. “É muito ruim esse tipo de desrespeito no plenário. O ex-presidente Lula não é acusado, não é investigado, não tem processo contra ele. E esse tipo de manifestação aqui é desrespeitosa a um ex-chefe de Estado. Aliás, tem gente segurando [o boneco] que não tem nenhuma autoridade moral, já que tem problemas com o Supremo”, disse a líder do PCdoB, Jandira Feghali (RJ).
Em seguida, o vice-líder do governo fez um discurso duro contra os deputados da oposição afirmando que “até na guerra a gente tem um limite” e que vários deputados não tinham “moral” para exibir o boneco do ex-presidente vestido de presidiário. “Eu acho que parte desta oposição devia estar na cadeia”, disse Costa. “Se não estivesse na cadeia, no mínimo deveria ser processado pelo Conar [Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária] por propaganda enganosa. A maioria aí tem uma prática política antiga, não republicana e vem aqui com moral para agredir o presidente Lula? A maioria aqui é cheia de processo, cheia de bronca”, complementou.
Costa ainda classificou alguns deputados de oposição como “analfabetos” por conta da mobilização pró-impeachment instituída nesta terça-feira (8). Nesta semana, integrantes do DEM, PSDB, PPS, PSC e Solidariedade iniciaram uma campanha em busca de apoio pelo afastamento da presidente. “Eles sabem muito bem que não existe motivo jurídico para pedir o impeachment da presidente Dilma”, disse Costa. “Seus analfabetos! Leiam a Constituição”, emendou. “Se vocês ficarem calados, vai ser melhor para o país. Continuem latindo, porque o nosso governo vai crescer”, finalizou Costa.
Deputados de oposição reagiram aos discursos dos deputados governistas. “Não dá para responder [ao deputado Silvo Costa], porque não há latido no plenário. O latido é dele, da tribuna”, disse o líder do PPS, Rubens Bueno (PR). “Nós não vamos, de forma alguma, entrar neste clima de provocação que a representação da liderança do governo aqui na Câmara dos Deputados tenta promover. A rigor é um governo que tem a pior avaliação da história republicana brasileira”, disse o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE).